Incêndios: Governo declara estado de contingência para fogo de Pedrógão Grande

O Governo declarou na madrugada de hoje o estado de contingência para o incêndio que deflagrou na tarde de sábado em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, e que vitimou mortalmente pelo menos 25 pessoas.
Publicado a
Atualizado a

"O estado de contingência ativa determinados meios e permite também outras possibilidades para tudo o que se vier a desenrolar a partir daqui e também para o que já aconteceu", disse o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Num 'briefing' com os jornalistas, em Pedrógão Grande, junto ao posto de comando, o governante disse, pouco depois das 04:00, que o incêndio está também a afetar os concelhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, todos no distrito de Leiria.

Jorge Gomes confirmou a existência de 25 mortos, 11 feridos civis e cinco bombeiros, dois deles com bastante gravidade, estando um internado no Hospital Santa Maria, em Lisboa, e outro no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Às 04:00, o incêndio estava a ser combatido por 593 operacionais, apoiados por 191 viaturas e cinco máquinas de rasto, segundo o responsável.

O secretário de Estado da Administração Interna adiantou que estão a caminho do teatro de operações quatro pelotões do Exército para, logo pela manhã, procederem a operações de rescaldo e verificação.

Segundo Jorge Gomes, o fogo continua esta madrugada com quatro frentes ativas, duas delas muito intensas, na Graça e em Vila Praia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt