Inaugurado novo Mercado 1º Maio

 O novo Mercado Municipal 1º Maio do Barreiro e a zona envolvente foram hoje inaugurados, tendo o presidente da câmara defendido que a obra concretiza uma nova estratégia para o centro da cidade.
Publicado a
Atualizado a

"A inauguração do novo mercado, marca o concretizar de uma estratégia que tinha como objectivo alargar e dinamizar o centro do Barreiro. Sabíamos que seria uma intervenção extremamente difícil, mas era necessária para ultrapassar a letargia que afectava o centro", afirmou o presidente da câmara, Carlos Humberto.

O novo mercado, que se situa no mesmo local onde funcionava o antigo Mercado 1.º Maio, é uma obra que não teve custos para a autarquia devido a um acordo estabelecido com a Multi Mall, empresa responsável pelo Fórum Barreiro.

O novo Mercado 1º Maio, que mantém duas antigas fachadas, tem uma área com 1900 metros quadrados, 61 operadores de venda, 16 lojas, que incluem um espaço para as crianças, um posto de turismo e estacionamento com 280 lugares.

A construção deste novo mercado está inserida num projecto de requalificação urbana do centro da cidade, da responsabilidade do arquitecto Juan Busquets.

O arquitecto catalão destacou a importância das parcerias público-privadas, defendendo que é essa conjugação de esforços, compromissos e vontades que permite avançar para projectos como o do Barreiro.

Hans Van Veggel, da Multi Mall, empresa responsável pelo Fórum Barreiro, defendeu que a inauguração do novo mercado mostra uma cidade "com uma nova face" e defendeu que o Fórum já é um pólo de desenvolvimento que traz pessoas ao centro.

Na nova praça adjacente ao Mercado ainda falta concluir a prolongamento do jardim, que vai ligar com o Parque Catarina Eufémia, mas a estátua de Alfredo da Silva, que tanta polémica causou, já está colocada, apesar de ter perdido o antigo pedestal.

"A localização da estátua foi uma escolha do arquitecto que a autarquia não interferiu. Penso que é uma zona com destaque e a sua localização não impede a circulação na praça", disse Carlos Humberto.

Um dos pormenores da nova praça é a calçada, onde está desenhado o Estuário do Tejo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt