Inaugurada quarta-feira ampliação de duas escolas em Mafra, investimento de 2,6ME

Mafra, Lisboa, 12 dez (Lusa)- O Ministério da Educação e a Câmara de Mafra inauguram na quarta-feira investimentos de 2,6 milhões de euros em obras de requalificação e ampliação da Escola Básica Armando Lucena, na Malveira, e da Escola Básica de Mafra.
Publicado a
Atualizado a

As obras contribuem para a "modernização e aumento da capacidade do parque escolar", explica a autarquia em nota de imprensa.

Na Malveira, as obras permitiram requalificar os edifícios da EB 2,3 Armando Lucena, incluindo a substituição das coberturas, de caixilharias e vidros, assim como ampliar o espaço escolar para criar mais oito salas de aula (28 no total) para fazer face à procura dos alunos do primeiro ciclo daquela zona do concelho.

A escola, com 29 anos, carecia de obras de modernização face ao "estado de degradação inaceitável", disse o presidente da Câmara, Hélder Sousa Silva, quando a autarquia lançou concurso para a intervenção.

O município cedeu as instalações da Casa de Cultura da Malveira, confinantes à escola, para, após obras de ampliação do espaço escolar, passarem a acolher a parte administrativa, secretaria e direção escolar, biblioteca, sala de informática e auditório.

As obras, orçadas em 2,2 milhões de euros, foram comparticipadas em 700 mil euros pelo Ministério da Educação e em 600 mil euros por fundos comunitários, sendo as restantes verbas suportadas pela Câmara.

Com o investimento, a autarquia quis minimizar a "assimetria na qualidade da oferta" entre as escolas do primeiro ciclo, geridas pelo município, e as do segundo e terceiro ciclos, geridas pelo Ministério da Educação.

A Escola Básica Armando Lucena, da Malveira, tem 567 alunos, provenientes das freguesias de Malveira/São Miguel de Alcainça, Azueira/Sobral da Abelheira e Enxara do Bispo, Gradil/Vila Franca do Rosário.

Ministério da Educação e Câmara vão ainda inaugurar as obras de ampliação da Escola Básica de Mafra, orçadas em 440 mil euros, dos quais 340 foram garantidos pela tutela e 100 mil euros destinados aos respetivos arranjos exteriores pela Câmara, após acordo entre as duas entidades.

A intervenção permitiu criar mais seis novas salas de aula, ficando dotada de 39 salas de aulas, sete laboratórios e dois espaços de multideficiência, e ainda substituir a cobertura do pavilhão desportivo.

A escola possui 1.272 alunos das freguesias de Mafra e Igreja Nova/Cheleiros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt