Império de Oprah está em queda há 3 anos
O império de Oprah Winfrey está a enfraquecer. Esta é a conclusão de um estudo da Nielsen Media Research, uma empresa norte-americana que monitoriza audiências. Os resultados mostram uma queda no número de telespectadores de The Oprah Winfrey Show e de Oprah 's Big Give, descida que se junta à também registada na circulação da revista O.
A audiência média do The Oprah Winfrey Show, transmitido em Portugal pela SIC Mulher, caiu este ano 7%. O reality-show Oprah 's Big Give bateu, na estreia, todos os programas excepto o American Idol, mas perdeu um terço de telespectadores durante as oito semanas seguintes. De acordo com o Audit Bureau of Circulations, nos últimos três anos, a revista O perdeu 10% dos leitores.
"Há não muito tempo, ela era como o Papa", disse Janice Peak, professora de Comunicação na Universidade do Colorado e autora de A Era de Oprah . Contudo, depois do apoio ao candidato nas primárias norte-americanas Barack Obama e a "um tipo de espiritualidade que pode ser ofensivo para os cristãos tradicionais", críticas em Oprah .com são comuns. "Muitos fãs que não são democratas ou que apoiam Hillary Clinton sentiram-se traídos", conclui Peak.
Qualquer redução nas audiências deve-se a uma queda geral nas audiências de TV, afirma Tim Bennet, presidente da Harpo Productions, grupo empresarial de Oprah.
David Zaslav, director executivo da Discovery Communications, que em 2009 vai lançar o OWN (The Oprah Winfrey Network), canal por cabo de Oprah, também não está preocupado. " Oprah é uma personalidade verdadeiramente autêntica, diz o que pensa e aquilo em que acredita, e isso é parte do seu autêntico charme", disse o responsável.