Imigrantes indocumentados pagam 11,4 mil milhões de euros em impostos
Os 11 milhões de imigrantes indocumentados que vivem nos Estados Unidos pagam quase 12 mil milhões de dólares (11,4 mil milhões de euros) em impostos locais e estatais, segundo um estudo publicado esta sexta-feira pelo Instituto de Política Económica e Fiscal, com sede em Washington.
Segundo o estudo, que não inclui os impostos a nível federal, os 11.740 milhões de dólares (cerca de 11,1 mil milhões de euros) representam 8% dos rendimentos dos imigrantes indocumentados, um número inferior à média de 5,4% paga pelo 1% mais rico do país.
O contribuinte médio gasta 8,7% dos seus rendimentos em impostos estatais e locais, pelo que o estudo considera que os indocumentados estão dentro do mesmo nível.
O estudo também indica que, a aprovar-se uma reforma migratória integral, "algo improvável no atual ambiente político", as contribuições dos indocumentados aumentariam em 2.100 milhões de dólares, até atingir 8,6% dos seus rendimentos.
"Não há dúvidas de que uma deportação massiva teria impacto na economia e nos negócios. Também teria impacto imediato nos cofres estatais e locais", aponta o Instituto de Política Económica e Fiscal.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou anteriormente que os indocumentados custam milhares de milhões de dólares ao erário público e que menos de 10% paga impostos, um número muito distante daquele que mostram as estatísticas.