Imagens do futuro e terror no Pré-Fantasporto
Tendo como convidados o arquitecto japonês Sou Fujimoto e o português radicado em Londres Marcos Cruz, arranca hoje o Pré-Fantasporto, com um programa de filmes comissariado pelo arquitecto Jorge Patrício Martins, sob o título "Cinema e Arquitectura", que se prolonga pelos próximos quatro dias e tem o apoio institucional da Ordem dos Arquitectos. No Rivoli (Grande Auditório), serão exibidos Blade Runner - Perigo Iminente, de Ridley Scott (21.15), e A Ilha, de Michael Bay (23.30).
Paralelamente, e mais virado para os amantes do terror, inicia-se também a retrospectiva dedicada ao realizador italiano Mario Bava, o "pai" do giallo cinematográfico, e do também realizador Lamberto Bava, com a projecção, no Pequeno Auditório do Rivoli, de dois dos seus filmes: La Maschera del Demonio (21.00), com Barbara Steele, e I Tre Volti Della Paura (23.00), com Boris Karloff e Michèle Mercier.
A 29.ª edição do Fantas abre oficialmente na próxima sexta-feira, dia 20, com a antestreia, no Rivoli, às 20.30, de Che - The Argentine, de Steven Soderbergh, primeira parte do díptico biográfico dedicado a Che Guevara pelo realizador americano, e que esteve em competição, na sua integralidade, no Festival de Cannes de 2008, tendo valido a Benicio del Toro o Prémio de Interpretação Masculina, pela sua composição do revolucionário argentino. O Fantasporto 2009 prolonga-se até ao próximo dia 28, encerrando com o filme Adam Resurrected, de Paul Schrader.|