Ikea investe 200 milhões em Loulé
A cadeia sueca Ikea planeia abrir mais uma loja em Portugal, desta vez em Loulé, no Algarve. Trata-se de um investimento de 200 milhões de euros num novo complexo comercial, onde criará três mil postos de trabalho. Segundo a Lusa, a entidade de coordenação regional já recebeu o pedido de viabilização da loja.
A empresa sueca pretende abrir uma loja e um centro comercial Inter Ikea Center Portugal naquela região, adianta o Negócios, esperando agora a sua validação por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
"A CCDR tem todo o interesse em captar investimento para a região, principalmente que crie emprego e valor acrescentado e desde que seja compatível com o modelo territorial definido no Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (Prot Algarve)", afirmou à Lusa fonte das relações públicas da CCDR Algarve.
A mesma fonte confirmou a entrada do ofício de "pedido de intenções" do Ikea para executar a obra em Loulé.
Até 2015, a empresa prevê investir em Portugal cerca de 700 milhões de euros com a abertura de sete espaços, incluindo uma loja no Algarve.
O presidente da CCDR Algarve, João Faria, e o presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, deverão reunir-se ainda este ano para "discutir a localização mais indicada" para as obras.
O autarca adiantou que a cadeia sueca já adquiriu cerca de uma dezena de terrenos a privados com uma área total que deverá rondar os 40 hectares.
Seruca Emídio referiu ainda que tem a garantia da empresa de que se não for em Loulé investirá em Espanha. Contudo, afirmou, na autarquia ainda não deu entrada nenhum projecto com marca Ikea.
O ex-presidente da Câmara de Faro, José Apolinário (PS) havia defendido, antes das eleições autárquicas de 11 de Outubro, que a futura loja da cadeia Ikea, com abertura prevista até 2015, deveria ficar localizada a sul do Parque das Cidades, num terreno da Associação de Municípios Loulé/Faro.
A cadeia sueca Ikea tem uma loja em Alfragide (Lisboa) e abriu a 31 de Julho de 2007 a segunda loja em Portugal, em Matosinhos, onde investiu mais de 60 milhões de euros, estimando abrir no primeiro semestre de 2010 outra em Loures (Lisboa).