Igreja Matriz de Cascais, Lisboa, classificada como monumento de interesse público

O Ministério da Cultura classificou como monumento de interesse público a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, atual igreja matriz de Cascais, no distrito de Lisboa, de acordo com uma portaria publicada hoje no Diário da República.
Publicado a
Atualizado a

Na portaria, o Ministério da Cultura salientou que a atual igreja matriz de Cascais "resulta da reconstrução seiscentista, atribuída ao arquiteto João Nunes Tinoco (também autor do risco do retábulo-mor), de um templo já existente no século XVI".

O edifício da igreja, localizado no centro histórico de Cascais, "na proximidade da zona costeira e de vários imóveis com interesse cultural", tem elementos "que denotam as diversas épocas de construção, sendo a fachada já posterior ao terramoto de 1755".

"A simplicidade do exterior contrasta com a riqueza decorativa da nave e dependências anexas, que integram notáveis obras de pintura, escultura e talha, e ainda painéis de azulejo de grande qualidade, todos atribuíveis a alguns dos maiores artistas nacionais", justificou ainda o Governo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt