Ibersol terá de aumentar capital em 200 milhões para comprar Telepizza
A Ibersol deverá ter de realizar um aumento de capital da ordem dos 200 milhões de euros para financiar a revisão em alta da oferta pública de aquisição sobre a Telepizza. Esta é a convicção dos analistas do BPI, na nota de research ontem divulgada. Recorde-se que o valor total da OPA da empresa de fast food nortenha ascende a aproximadamente 639 milhões de euros.
Com base em "cálculos brutos e assumindo que a dívida líquida da Ibersol para o ano de 2006 é cinco vezes superior ao EBITDA (resultado operacional antes de amortizações), a empresa necessitará de efectuar um aumento de capital de cerca de 200 milhões de euros" para financiar a operação, referem os técnicos de research do banco de investimento no Iberian Daily de ontem.
O DN tentou, sem sucesso, obter um comentário por parte de Pinto de Sousa e Alberto Teixeira, accionistas da Ibersol.
A oferta de aquisição melhorada de 2,41 euros por acção foi anunciada pela empresa na sexta-feira, em comunicado enviado ao regulador de mercado espanhol, a Comision Nacional del Mercado de Valores (CNMV). A nova oferta representa uma subida de 16 cêntimos face à proposta inicial (a 22 de Abril, no valor de 2,25 euros), e aumenta para 639 milhões de euros o valor total da operação, em caso de sucesso. Esta proposta ultrapassa em apenas um cêntimo por acção o valor oferecido pelo grupo Zena, que se propõe pagar 2,40 euros por acção. OPA que, embora ainda não aprovada pela autoridade competente, ditou a recusa da CNMV, no dia 26 de Abril, em admitir os documentos da Ibersol, "por o preço ser inferior ao da última oferta precedente". A sucesso da oferta mantém-se condicionada à compra de 49% do capital da Telepizza.
Termina sexta-feira o prazo para a apresentação de ofertas sobre a cadeia espanhola e o BPI recorda não só que poderão surgir novas operações, como acrescenta que "é altamente provável que o processo chegue a uma fase de ofertas em envelope fechado, em que naturalmente as empresas envolvidas deverão subir as suas propostas".
Os analistas do banco reafirmam que a Telepizza "representa uma excelente opção estratégica", que permitirá à Ibersol "aumentar significativamente a presença em Espanha" e que irá proporcionar à cadeia detentora de marcas como a Pizza Hut, KFC e Pasta Caffé a obtenção de "sinergias significativas em Portugal e em Espanha". Acrescentando que os "múltiplos implicados" são de "1.9 vezes o valor da empresa sobre o total das vendas para 2006 e de 10.2 vezes sobre o EBITDA, o que implica um prémio ligeiramente superior à média dos seus pares".
Já os analistas da Ibersecurities referem que o preço inicial foi "abaixo do esperado pelo mercado e que esta melhoria da oferta significa que o processo de compra da Telepizza se mantém muito concorrencial e que poderão ocorrer novas subidas de preço da OPA". C * Com agências