Hugo Chávez funda polícia "socialista"

Publicado a
Atualizado a

O Presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou que a Direcção Nacional dos Serviços de Inteligência e Prevenção (DISIP, polícia política) passará a designar-se Serviço Bolivariano de Inteligência (SEBIN)e denunciou a existência de crimes políticos no país.

O Presidente da Venezuela falava sexta-feira no Teatro Teresa Carreño de Caracas, durante o acto de ajuramentação da primeira junta de direcção do novo Corpo de Polícia Nacional Bolivariana, que começará a funcionar a partir 20 de Dezembro e dependerá directamente do Ministério do Poder Popular para as Relações Interiores de Justiça.

Segundo Chávez, o Sebin "deve ser socialista", seguir um modelo humanista e de carácter preventivo. "Temos de ganhar a batalha contra a criminalidade, a delinquência, a insegurança", sublinhou.

Depois de enviar uma saudação aos "assessores cubanos" que disse terem sido enviados por Fidel Castro e Raúl Castro "para ajudar" os venezuelanos a combater a insegurança, elogiou a experiência cubana nesse tema.

"Cuba derrotou esse problema, que era muito grave antes da revolução e nos primeiros anos. Aqui também se está dando esse factor, o crime induzido com fins políticos", disse Chávez, adiantando que "toda a revolução enfrentou esse problema" e revelou que o Presidente nicaraguense, Daniel Ortega, lhe disse "que os ianques mandavam mercenários e paramilitares para a Nicarágua como forma de encher de terror as ruas e golpear a revolução".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt