Homer Simpson, Marge, Apu e Willie elevados a obra de arte
Num ano marcado por diversas iniciativas em torno na série norte-americana The Simpsons, eis que agora quatro dos protagonistas são elevados a obra de arte. A ideia e a realização é do ilustrador David Barton que resolveu prestar a sua homenagem a Homer, Marge, Apu e Willie. Pegando em quatro emblemáticas obras de outros tantos mestres da pintura mundial, o ilustrador substituiu os modelos pelas personagens da série.
Homer Simpson tomou o lugar do próprio Rembrandt, numa recriação de um dos muitos auto-retrato do pintor holandês do século XVII, enquanto que Marge "roubou" o lugar à famosa Rapariga com brinco de pérola do também pintor holandês Jan Vermeer. Sem brinco, mas como seu já famoso colar de grandes pérolas.
Para Apu o ilustrador preferiu um estilo mais contemporâneo. A escolha recaiu sobre um auto-retrato de Salvador Dali no qual o artista espanhol é substituído por um Apu com um bigode bem ao estilo do pintor surrealista. Já Willie, o rude contínuo da escola primária de Springfield, ganha honras de Van Gogh, tomando o lugar do pintor holandês.
Exibida pela primeira vez a 17 de Dezembro de 1989, num episódio-piloto, o êxito foi tal que a Fox apostou nesta proposta de Matt Groening e a 10 de Janeiro completam-se vinte anos desde que, como série, começou a ser exibida, em horário nobre. Primeira série de animação do género, não só abriu o caminho ao surgimento de outras concorrentes, como teve o mérito de ser a primeira série da Fox a figurar no top 10 das audiências televisivas norte-americanas.
A data vai ser assinalada com a exibição de um documentário sobre a própria série assinado por Morgan Spurlock (realizador de Super Size Me). Com o título The Simpsons 20th Anniversary: in 3-D! on Ice, mostra o fenómeno cultural em que se tornou esta disfuncional família. Mas o realizador já avisou: "Não se deixem enganar pelo título. O documentário não é em 3D nem no gelo".