Homem VS máquina: à quarta, ganhou o homem
O campeão mundial do jogo de mesa "go", Lee Se-dol, conseguiu hoje, finalmente, vencer ao programa de inteligência artificial "AlphaGo". Ao quarto jogo, o programa da Google parece ter desistido, cometendo erros que permitiram ao homem ganhar.
"Esta vitória é inestimável e eu não a trocaria por nada", afirmou Lee Se-dol, 33 anos. O jogador, detentor de 18 títulos internacionais e considerado o melhor dos melhores nesta espécie de xadrez oriental, admitiu que, no início, subestimou as capacidades do adversário e que agora se percebe que o "AlphaGo" não é perfeiro.
A DeepMind, subsidiária da Google que criou o programa, considerou que a derrota foi um aspeto positivo, pois permitirá identificar os seus pontos fracos e corrigir esses problemas.
O quinto e último jogo entre estes dois competidores realiza-se na terça-feira.
[artigo:5073917]
O jogo do "go", que surgiu na China há mais de 2.500 anos sob a influência dos princípios espirituais taoistas, enfrenta num tabuleiro dois concorrentes que devem colocar alternativamente pedras pretas e brancas nas intersecções livres de um quadrado de 19 por 19 linhas.
As pedras isoladas são eliminadas do jogo e o objetivo principal é dominar a maior superfície do tabuleiro, pelo que os jogadores devem eleger entre colocar as pedras juntas e protegê-las entre si para evitar que sejam capturadas ou separá-las para ganhar terreno no quadrado.