Hollywood já anunciou segundo filme de 'Homem de Ferro'
O sexto filme da saga 'Batman', com Heath Ledger, é um dos regressos mais aguardados da temporada
Alguém dizia: "Se dá dinheiro, repete-se." É a lógica de Hollywood. Uma lógica que se pode extrapolar. Se um herói faz sucesso na BD corre o risco de repetir o êxito, se adaptado ao cinema. Homem de Ferro é o grande vencedor das bilheteiras no primeiro fim-de-semana que marca o início da "estação" estival, e que costuma representar cerca de 40 por cento das receitas cinematográficas anuais. São quatro meses em que a aposta incide em filmes dedicados ao público mais jovem, filmes que privilegiam, sobretudo, o espectáculo.
É o caso desta longa-metragem em que o polémico actor Robert Downey Jr. dá corpo a um inventor que se transforma em super-herói graças a uma armadura de aço. Custou aos estúdios Paramount 150 milhões de dólares, cerca de cem milhões de euros, um investimento com retorno garantido e que vai dar um remake. Pelo menos foi o que garantiram os homens fortes dos gigantes Marvel e Paramount ao anunciar, na segunda-feira, um Homem de Ferro 2, que deverá estar nas salas norte-americanas a 30 de Abril de 2010.
Os estúdios não se enganaram ao apostar na adaptação de Homem de Ferro. No primeiro fim-de-semana de exibição do filme que tem como protagonista mais um herói da Marvel, os produtores arrecadaram cerca de cem milhões de dólares. Isto só na América do Norte. São cerca de 65 milhões de euros que fazem desta a décima melhor estreia de sempre nos EUA e o segundo lugar, depois de O Homem Aranha 3, para um filme que não é uma continuação.
Para já, chega outra adaptação de um outro super-herói da Marvel. É o segundo Hulk, com Edward Norton. Tem data de estreia marcada para Junho. The Dark Knight, o sexto da saga Batman (o primeira data de 1989), sairá em Julho, com Christian Bale e Heath Ledger, na sua derradeira interpretação. O actor, desaparecido em finais de Janeiro e que em 2006 foi nomeado ao Óscar por O Segredo deBrokeback Mountain, dá agora rosto ao diabólico Joker na sua juventude. Este facto deverá funcionar como mais um chamariz para o público, com o sexto Batman a prometer repetir anteriores sucessos de bilheteira.
Em matéria de regressos, há um mais desejado de todos. Falamos do de Indiana Jones, no quarto filme de uma saga que tem o rosto de Harrison Ford e que estreia dia 22. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal surge 19 anos após A Última Cruzada (1989), o terceiro.
Nos três filmes anteriores da saga protagonizada pelo arqueólogo do chapéu de cowboy, a dupla George Lucas/Steven Spielberg facturou 1,2 milhares de milhões de dólares, perto de 775 milhões de euros de lucros na bilheteira mundial. Não esquecer que o número é da década de 80, década em que os três filmes foram rodados.
Mas apesar destas estreias de luxo, as previsões apontam para uma descida nos lucros totais na ordem dos seis por cento em 2008 face a 2007. Isto quando se anuncia para breve uma segunda greve de argumentistas em Hollywood.