Histórias da Disney atraem no Festivalda Cereja

Certame reúne produtores e população em festa de forma a garantir atracção turística ao concelho duriense, onde se produz 24% da cereja nacional. Desfile temático com história de encantar e mil crianças é um dos pontos altos do festival.<br />
Publicado a
Atualizado a

Resende está em festa no próximo fim-de-semana. A rainha é a cereja. Toneladas de cerejas de Resende a preços convidativos são a grande atracção do Festival da Cereja, a decorrer na Praça do Município. A fantasia e a ilusão são as convidadas especiais da 9.ª edição do festival. O ponto alto do certame é o desfile temático "Histórias de Encantar na Terra das Cerejas", no qual participarão mil crianças.

O desfile, que percorre as ruas do concelho, é já uma grande tradição e atracção turística do festival. Os alunos e professores das escolas de Resende dão corpo a várias histórias da Disney, no domingo, a partir das 15.00.

Vestidos a rigor, os jovens desfilam em sete carros alegóricos decorados e alusivos às histórias da Disney (A Bela e o Monstro, Pocahontas, Peter Pan, Pinóquio, Pequena Sereia, Mulan e Corcunda de Notre Dame), mas onde a cereja é sempre a personagem principal. À Bela, por exemplo, é dada uma cereja, e não uma flor.

A festa conta com a presença de 120 produtores regionais de cereja. "O concelho é responsável por 24% da produção nacional de cereja (cerca de 3500 toneladas por ano) e esta é uma forma de valorizar um produto diferenciador e que tem uma grande repercussão na economia local", explica António Borges, presidente da autarquia de Resende.

O certame começa no sábado, pelas 15.00, com a abertura da feira e de uma mostra e venda de produtos de artesanato relacionados com a cereja, como compotas, licores, peças de cerâmica e de linho tradicional. Durante a tarde, a animação fica a cargo dos grupos de animação de rua Roncos e Coriscos e Brigada 14 de Janeiro. A partir das 21.30, actua o grupo de música tradicional portuguesa Andarilhos, frente ao edifício da câmara municipal. As festividades nocturnas encerram com fogo- -de-artifício.

No domingo, a feira tem início pelas 10.00. Os grupos de música tradicional portuguesa Mosca Tosca e Quintarolas ficam encarregados da animação. O majestoso cortejo acontece pelas 15.00 e pelas 17.00 actua o grupo O Karrossel. A organização espera receber cerca de dez mil visitantes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt