Helen Mirren acumula mais um troféu com o filme 'A Rainha'

Publicado a
Atualizado a

O filme 4 meses, 3 semanas e 2 dias, do realizador romeno Cristian Mungiu, foi considerado o melhor filme de 2007 pela Academia de Cinema Europeu. Esta longa-metragem que conta a história de uma rapariga que tenta fazer um aborto clandestino já havia conquistado a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em Maio deste ano, e valeu também a Mungiu o prémio de melhor realizador europeu de 2007.

Nesta que foi a 20.º edição dos prémios, a Academia do Cinema Europeu quis homenagear o realizador Jean-Luc Godard, de 76 anos, atribuindo-lhe o prémio de carreira, mas o cineasta francês não compareceu na cerimónia. A ausência de Godard, um dos principais nomes da chamada Nouvelle Vague, não impediu, contudo, que o alemão cineasta alemão Wim Wenders, presidente da Academia e autor de, por exemplo, As Asas do Desejo ou Lisbon Story, elogiasse a obra daquele realizador, um autor de vanguarda, polemista, que assinou filmes como Viver a Vida (1962), Alphaville (1965), ou Je Vous Salue Marie (1984).

Helen Mirren, a actriz britânica que interpretou o papel de Isabel II em A Rainha, de Stephen Frears, venceu o prémio para melhor actriz, um troféu que acumula a outros que já lhe valeu a mesma interpretação, entre os quais o Óscar da Academia de Hollywood.

O actor francês Michel Picolli estava nomeado para a categoria de Melhor Actor pelo filme Belle Toujours, do realizador português Manoel de Oliveira, mas o prémio acabou por ir parar às mãos do israelita Sasson Gaba pela sua interpretação em Bikur Hatizmoret, de Eran Kolirin. Outra das distinções - a de melhor direcção de fotografia, no caso um prémio pelo conjunto da carreira - foi para o alemão Michael Balhaus.|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt