Helder Conduto no grupo RTP
O jornalista Helder Conduto vai trocar a TSF e a SIC pelo grupo RTP, onde será coordenador de desporto da estação televisiva e colaborador da rádio pública. Com 29 anos, Conduto estava há dez na rádio da Controlinveste, onde entrou como estagiário, e há seis como colaborador do desporto da estação de Carnaxide.
"O convite é muito aliciante, porque além de poder continuar a fazer televisão e relatos na rádio, propuseram-me funções de responsabilidade e um papel influente na equipa", explicou o jornalista ao DN.
Helder Conduto, que deverá apresentar-se apenas em Maio, diz-se "entusiasmado", mas opta pela prudência: "ainda não está nada oficializado, mas as coisas estão tratadas".
Para o director de informação da televisão, Luís Marinho, a contratação de Conduto "representa uma importante mais-valia para a redacção" da estação. "Ele é um grande profissional, jovem, e é um sinal de renovação da RTP", disse ao DN. Helder Conduto assumirá as funções de coordenador do departamento de desporto, cujo editor continuará a ser João Pedro Mendonça.
Também na rádio pública a chegada do jornalista ao grupo é vista com bom olhos. Paulo Sérgio, o subdirector de informação e homem forte do desporto da Antena 1, considera Conduto "um dos maiores, um excelente reforço, para juntar aos grandes valores" da emissora. "Conheço o Helder desde os tempos em que eu estava na TSF e ele é muito bom: evoluiu muito, é multifacetado e é um grande companheiro", disse.
Para Paulo Sérgio, "a Antena 1 está cada vez mais forte e vai continuar a trabalhar para chegar à liderança da rádio de referência em Portugal, não só no desporto".
Conduto, que se estreou aos 13 anos na Rádio Castrense, no Alentejo, cessa a sua colaboração com a SIC já no final desta semana, permanecendo, no entanto, na TSF até ao fim da I Liga, em Maio.
"Saio a bem da TSF e da SIC. Foram anos excelentes, sempre fui bem tratado e não houve qualquer problema. Apenas saio porque o convite que recebi é muito aliciante", esclareceu ao DN.
Helder Conduto, que tem ainda no currículo uma passagem de dois anos e meio pelo canal de desporto Sport TV, estava escalado para acompanhar pela TSF o Mundial de futebol, na companhia de Fernando Correia. "Ainda não sei se vou ou não à Alemanha, agora pela RTP, mas há essa hipótese", acrescentou.
Com a saída de Helder Conduto da rádio informativa, e depois da morte Jorge Perestrelo em Maio do ano passado, a TSF fica a contar apenas com dois relatores: o já referido Fernando Correia e João Ricardo Pateiro, da redacção do Porto.