Heavy metal enerva as gatas, que preferem música clássica

Estudo realizado por portugueses revela que durante uma cirurgia a música clássica relaxou os felinos. Já 'Thunderstruck' dos AC/DC deixou os animais stressados.
Publicado a
Atualizado a

Que tipo de música relaxa um gato, ou neste caso uma gata? Durante a cirurgia para retirar os órgãos reprodutores das gatas, 12 destes animais (entre os seis e os 12 meses) foram submetidos a uma experiência. Durante diferentes períodos da operação, as gatas, sob anestesia, tinham uns auscultadores e durante dois minutos de cada vez era tocada uma canção de um diferente estilo.

'Adágio para cordas' de Samuel Barber (música clássica), 'Torn' de Natalie Imbruglia (pop) e 'Thunderstruck' dos AC/DC (heavy metal) foram os temas escolhidos. Através da medição da respiração e do diâmetro das pupilas, os investigadores portugueses da Universidade de Lisboa conseguiram perceber que com Samuel Barber as gatas apresentavam-se mais relaxadas, enquanto com o tema de Natalia Imbruglia os resultados foram repartidos. No entanto, parece que AC/DC não agrada às gatas, deixando-as mais stressadas.

Os resultados foram publicados no Journal of Feline Medicine and Surgery, onde se pode ler que o "uso de certos géneros musicais durante uma cirurgia poderá contribuir para diminuir a dose de anestesia necessária, reduzindo efeitos secundários indesejados das anestesias e assim promovendo a segurança do paciente".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt