Habitantes da Estela contra prática naturista

Publicado a
Atualizado a

A Junta de Freguesia (JF) de Estela, Póvoa de Varzim, está contra a prática naturista na praia local. Uma moção nesse sentido foi aprovada por unanimidade, em reunião de assembleia de freguesia, e, segundo o presidente da JF, será entregue na câmara caso haja algum pedido de classificação da praia por associações naturistas. O presidente da Federação Portuguesa de Naturismo (FPN) diz que lamenta a deliberação, mas que em termos jurídicos aquele não é o órgão autárquico competente para essas decisões. "Vale do ponto de vista político, mas não jurídico", acrescentou Laurindo Correia.

O dirigente garante que "não há sequer nenhum finca-pé" da FPN relativamente à praia da Estela. "O que nos motiva é levar à criação de condições para que um espaço naturista possa existir no concelho, não queremos nenhuma guerra aberta com nenhum sector da sociedade", explicou Laurindo Correia.

Recentemente, em Agosto, registaram-se alguns incidentes na praia da Estela, referenciada na página da Internet da FPN como "tolerada" para a prática do naturismo. Alguns naturistas foram ameaçados por populares "em termos e modos menos próprios", conta Laurindo Correia, obrigando à intervenção da Polícia Marítima. Na altura, "algumas centenas de pessoas dirigiram-se aos naturistas, numa autêntica 'milícia popular', numa atitude provocatória e violenta, tendo chegado a haver mesmo alguns confrontos físicos".

As autoridades da freguesia fizeram um abaixo-assinado "para acabar com isso", disse ao DN um subscritor que se identificou como "cidadão da Estela". Garante nada ter contra a prática, mas considera não existir no concelho nenhuma zona balnear apropriada.

"As praias são muito povoadas, não são as praias selvagens que há em certos concelhos, há muitas famílias a frequentá-las", acrescentou, reiterando não ter "qualquer preconceito, desde que se cumpram as regras do bom senso".|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt