Há mais genes de talento no clã Quaresma

Publicado a
Atualizado a

Alfredo está à experiência no Rio Ave (Liga de Honra), onde quer vingar

Quando se é irmão de Ricardo Quaresma e se partilha a mesma profissão que o número sete do FC Porto, é inevitável o salto para os holofotes da ribalta, mesmo quando isso pode trazer desagradáveis comparações e uma cobrança extra no mundo do futebol. É com estas premissas que Alfredo Quaresma, irmão mais velho do extremo portista, tem de lidar diariamente, no seu desafio de se impor nos mais altos patamares do futebol nacional. Tal como o mano mais novo, Alfredo também se iniciou nas camadas jovens do Sporting, mas o seu percurso não tomou as proporções galácticas de Ricardo. Após passagens por clubes como Estoril, Sanjoanense, Pinhalnovense e Pescadores da Costa de Caparica, e Ermesinde, nas duas últimas épocas, Alfredo, que actua como médio, tem cumprido nesta última semana um período de experiência no Rio Ave, naquele que poderá ser grande salto na carreira do jogador, de 26 anos.

Qualidades distintas

A distinta fisionomia do irmão espelha também características de jogo diferentes, Alfredo é um médio possante, esquerdino, e mais talhado para o capítulo do passe do que propriamente para a concretização, e o próprio faz questão de vincar as diferenças entre o seu futebol e o do irmão mais novo. "Dentro de campo somos completamente diferentes, ele é mais forte no um para um e sou mais um jogador de posse de bola. Acho que as pessoas têm de distinguir-nos. Chega a um ponto que é desagradável, e até irritante, alguns comentários. Não têm de estar sempre a comprar-nos", sublinhou o centrocampista, confessando que o furor futebolístico do jogador do FC Porto se torna, por vezes, uma pesada herança: "Tenho imenso orgulho em ser irmão do Ricardo Quaresma, homem, e só depois, do Quaresma futebolista. Mas sempre tentei manter-me à parte, não gosto de dizer que sou irmão dele, porque por às vezes prejudica-me. As pessoas associam e comparam os dois, mas não têm a noção que não há duas pessoas iguais."

Uma oportunidade

Legitimamente apostado em vingar no mundo do futebol pelas suas qualidades, Alfredo acredita que chegou a altura de dar o salto para grandes equipas nacionais. "Estou à espera de uma oportunidade para mostrar o meu valor. Estive nos últimos anos em divisões inferiores, onde evolui muito, mas ambiciono agora jogar ao mais alto nível", confessou o atleta, mostrando-se confiante que a oportunidade irá surgir. "Logo que surja um convite de um clube sério, como do Rio Ave por exemplo, com um projecto ambicioso irei aceitar e dar o tudo por tudo para mostrar que também tenho potencial", frisou.

Esta experiência no Rio Ave, equipa que irá disputar a Liga de Honra, tem permitido ao médio explanar as suas qualidades, apesar do superior nível de exigência: "Notei logo as maiores exigências em termos físicos, mas também reparei que em equipas destas, de um nível superior, é mais fácil jogar. Não só porque há mais espaço, não há tanto contacto físico, mas também porque partilho o relvado com jogadores de grande nível e isso permite melhorar o meu estilo de jogo", adiantou Alfredo, que caso não consiga se impor em Vila do Conde, garante que continuará a procurar um clube dos escalões profissionais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt