Gulbenkian abre 'casada leitura' na Internet

Publicado a
Atualizado a

\t\tParceira do Plano Nacional de Leitura, a Fundação Calouste Gulbenkian lançou ontem um portal na Internet que visa orientar as práticas de leitura do público infanto-juvenil. O sítio (www.casadaleitura.org) aponta mais de 500 livros, disponibiliza trabalhos académicos, dá dicas para laboratórios, dá sugestões a quem ajuda as crianças a ler.

Funcional e de fácil acesso, a página foi pensada para os utilizadores que não têm uma prática diária com a web, mas aposta na cibercultura: "A Internet possibilita sucessivas leituras dos mesmos livros, que remetem para outras leituras e outros livros", esclareceu o jornalista e autor João Paulo Cotrim,um dos responsáveis, na apresentação desta "casa da leitura" online.

O portal está divido em duas grandes áreas: Serviço de Orientação da Leitura, que remete directamente para os livros aconselhados; e ABZ, onde o navegador poderá ter acesso a bibliografias, trabalhos académicos, blogs e outros links sobre literatura infanto-juvenil. No topo do site, há uma ferramenta que facilitará a sua leitura.

Dividida em quatro categorias, do pré-leitor ao leitor autónomo, a montra conduz a diversos títulos, acompanhados por uma ficha de leitura, com sinopse, ilustração, comentário e duas páginas do miolo do livro. Também é possível uma pesquisa pelo mesmo autor ou pelo mesmo tema.

Sugerem-se ainda práticas e projectos, já utilizados em bibliotecas, para que pais e professores possam, com sucesso, criar hábitos de leitura nas crianças. O site é interactivo e responde a dúvidas. Os educadores podem agora saber, por exemplo, porque é que as crianças gostam de ouvir sempre a mesma história.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt