Guerra Colonial e Santa Bárbara no Portugal a preto e branco

Publicado a
Atualizado a

O Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, instalado na antiga Casa da Malta, guarda um vasto espólio fotográfico. Documenta a dureza do trabalho na mina. Fotos a preto e branco, mulheres, homens e crianças, no tempo em que a Gondomar chegavam desesperadas hordas de "malteses".

As fotografias estiveram expostas, e continuam disponíveis em suporte digital ou em papel. No mesmo local, os responsáveis do museu instalaram uma nova mostra de fotografia. Desta vez, faz-se uma história de S. Pedro da Cova através da foto mais antiga que cada família guardava em casa.

O universo da mina, fácil de adivinhar, irrompe em parte significava das obras. Vê-se as crianças no transporte do lodo, nos anos cinquenta, a inauguração da Capela de Santa Bárbara, o antigo Bairro Mineiro ou a Construção da Casa da Malta . Mas há outras memórias, do País a preto e branco. Houve quem do espólio particular escolhesse uma imagem do paquete Vera Cruz.

A brutalidade da Guerra Colonial, de forma simbólica, através do barco que transportou milhares de jovens portugueses para a guerra em África. "Os heróis do Ultramar" homenageados logo ao lado, numa outra fotografia. A jovem Micaela Santos é a responsável do museu. Para a companhia adquirir a imagem da Santa Bárbara, lembra, os mineiros de trabalharam mais uma hora.

A Mina de S. Pedro da Cova foi descoberta no final do século XVII. Até 1804, a extracção foi muito irregular, e por um processo rudimentar, não ultrapassando os 100 metros de profundidade. Em 1900, a produção anual estava calculada em seis mil toneladas de carvão.

Quando foi encerrada, em 1970, a companhia integrava 312 homens do interior, 171 do exterior e 85 mulheres. Produzia 101 mil toneladas. Em tempos, surgiu um projecto, apoiado por fundos comunitários, para tornar o complexo mineiro em ecomuseu. Não avançou. Só a junta de freguesia e antigos mineiros aplaudiram e continua a defender essa iniciativa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt