Grupo Vougainvest anuncia refinanciamento para ampliar Glícinas Plaza em Aveiro

O Grupo Vougainvest anunciou hoje ter chegado a acordo com um grupo financeiro nacional para o refinanciamento de 60 milhões de euros de dívida, tendo em vista a requalificação e expansão do centro comercial Glicínias Plaza, em Aveiro.
Publicado a
Atualizado a

Em comunicado, a empresa de investimento na área dos centros comerciais refere que a formalização do acordo com o Grupo Crédito Agrícola teve lugar no final do mês de julho, tratando-se de "um refinanciamento da totalidade do grupo".

"Foi, assim, dado um passo decisivo ao projeto de requalificação e expansão do centro comercial Glicínias Plaza, em Aveiro, cujo arranque das obras está previsto até ao primeiro trimestre de 2019", refere a mesma nota.

De acordo com a Vougainvest, a intervenção no Glicínias Plaza irá transformar aquele espaço no "maior centro comercial da cidade", aumentando a área bruta locável de 28 mil para 41 mil metros quadrados.

A obra, que surge como "uma resposta à crescente procura de diversas marcas nacionais e internacionais", inclui a construção de dois novos pisos, a criação de um parque infantil e a melhoria dos acessos rodoviários.

O renovado centro comercial, que deverá ficar concluído no final de 2020, terá 2.000 lugares de estacionamento gratuito e 120 lojas (mais 45 do que atualmente), das quais se destacam o hipermercado Jumbo, sete salas de cinema NOS com 3D e as lojas de moda H&M e C&A.

A ampliação do Glicínias Plaza, no centro de Aveiro, vai implicar a reformulação viária de toda a zona, conseguindo a autarquia concretizar, a título de contrapartidas, várias obras aguardadas há anos, com um valor global de 1,5 milhões de euros.

Entre essas obras está o alargamento do tabuleiro da antiga Estrada Nacional (EN) n.º 109 na passagem superior sobre a Linha do Norte (ferrovia), prevendo-se a ligação em três faixas em cada sentido do trânsito, na ligação entre o cruzamento da Estrada de São Bernardo, junto ao Pingo Doce, e a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias.

Outra obra de vulto, igualmente contemplada, e que a autarquia tinha inicialmente tentando negociar com a Estradas de Portugal é a reestruturação do cruzamento da ex-EN109 com a EN235, de forma a permitir que o tráfego que entra na EN109, vindo da EN235, e se dirige para norte, possa entrar diretamente no túnel, retirando-o da circulação na rotunda do Eucalipto/das Glicínias.

A reestruturação do eixo de ligação entre a rotunda do Eucalipto e a rotunda localizada à frente da entrada principal do Centro Comercial, assim como criação de um novo acesso no sentido sul/norte são outras intervenções acordadas.

Embora admitindo a sua concretização numa outra fase, foram também definidas a construção de uma rotunda na rua Direita de Aradas e a qualificação da rede viária de ligação à passagem superior sobre a Linha do Norte, junto à EB 2,3 de São Bernardo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt