Grupo chinês assume fábrica que monta automóveis em Angola
A fábrica em causa foi instalada em Viana, arredores de Luanda, em 2007, prevendo então um investimento de 30 milhões de dólares (26,7 milhões de euros) e a criação de 680 postos de trabalho diretos, dos quais 510 para trabalhadores angolanos, sendo atualmente ainda detida pela Powerquest e Peakbright, ambas empresas de direito inglês, mas de iniciativa da CIF.
Em 2010, durante a II edição da feira Angola Motor Show, a CSG Automobile chegou a apresentar a versão montada em Angola da marca chinesa Dong Feng, anunciando-se a meta de montagem de entre 5.000 a 30.000 viaturas por ano.
De acordo com um despacho presidencial de 23 de maio, a que a Lusa teve hoje acesso, o Governo angolano autoriza a aquisição desta fábrica de automóveis pela China International Fund (CIF).
O grupo chinês vai ainda garantir um investimento de 77.545.290 dólares (69,2 milhões de euros), de acordo com a mesma adenda ao contrato inicial de investimento, aprovado pelo mesmo despacho assinado pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.
Na altura do lançamento da fábrica foram anunciados preços para a venda de automóveis entre os 25 mil dólares e os 89 mil dólares (22 a 80 mil euros), prevendo ainda a montagem de autocarros da mesma marca chinesa.
Atualmente não é conhecido o nível de produção e atividade daquela fábrica.