Gripe A: Piratas usam nome da OMS em «spam» com novo vírus
A empresa SPAMfighter explicou que desde o anúncio do aumento de nível de alerta de quatro para cinco devido à epidemia da gripe A (H1N1), os criadores de vírus melhoraram um anterior vírus informático que enviam encoberto em falsas mensagens da OMS e de outras organizações de saúde.
"Os 'spammers' oportunistas não perdem tempo e aproveitam o medo face ao aumento de novos casos de infecção pela gripe A", denunciou a empresa em comunicado.
O número de mensagens publicitárias e com vírus relacionados com a gripe A aumentou 300 por cento, capitalizando na procura de informação sobre a epidemia.
Numa primeira fase, as mensagens davam notícias falsas de pessoas famosas que já tinham contraído o vírus, mas rapidamente e segundo a SPAMfighter, começaram a surgir «e-mails» que parecem reais, "como se a informação fosse dada de organizações tão importantes como a OMS".
A empresa recomenda aos utilizadores que procurem informação sobre a gripe junto das autoridades sanitárias de cada país, evitando abrir correios suspeitos sobre a epidemia.
A SPAMfighter é uma empresa que filtra diariamente mais de 18 milhões de mensagens de correio electrónico, recebidas por mais de 6,1 milhões de utilizadores em todo o mundo.