Greve paralisou a produção na fábrica da Bimbo em Albergaria - sindicato

A produção na fábrica da Bimbo - produtos alimentares, em Albergaria-a-Velha, está hoje parada devido à greve dos trabalhadores, que começou às 21:30 da passada segunda-feira, informou fonte sindical.
Publicado a
Atualizado a

Em declarações à Lusa, José Lapa, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação do Norte, disse que a paralisação está a ter uma adesão de quase 100% na parte da produção e da logística.

"Isto quer dizer que há um descontentamento muito grande", disse o sindicalista, lembrando que esta é a segunda greve que os trabalhadores da fábrica da Bimbo de Albergaria realizam no espaço de dois meses.

A paralisação, que se prolonga até às 00:00 de quarta-feira, tem como objetivo protestar contra a alteração do horário de trabalho feita no passado mês de abril, que retirou o direito à folga fixa aos sábados.

"Os trabalhadores estão revoltados, porque desde que a fábrica abriu sempre tiveram esta folga fixa e programaram toda a vida familiar para o sábado. De repente, a empresa quer acabar com as folgas ao sábado, sem nenhuma compensação", disse José Lapa.

Os trabalhadores reclamam ainda aumentos salariais e protestam contra a laboração contínua, que a empresa estará a tentar implementar.

O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação do Norte acusa ainda a multinacional mexicana de não estar a cumprir a Lei, por não estar a parar um dia por semana.

"É preciso que a autoridade faça cumprir a Lei", diz José Lapa, adiantando que o sindicato apresentou uma queixa na Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que já esteve na empresa na passada segunda-feira.

Além desta paralisação, está em vigor um pré-aviso de greve até ao final do ano às horas extraordinárias.

A Lusa tentou obter uma reação da empresa, mas até ao momento não foi possível.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt