Graves erros de arbitragem lançam Alemanha e Argentina

Inglaterra viu golo limpo não ser validado contra a Alemanha. Argentina fez 1-0 em claro fora-de-jogo, diante do México.
Publicado a
Atualizado a

Ao 17.ª dia de competição, dois graves erros de arbitragem vieram marcar o Mundial 2010. Graças a um golo não validado à Inglaterra (derrota 4-1 ante a Alemanha) e a outro feito em fora-de-jogo pela Argentina (vitória 3-1 sobre o México), o mundo assistirá, nos quartos-de-final, à reedição das finais dos campeonatos de 1986 e 1990: Alemanha-Argentina. Mas é um encontro escrito por linhas tortas.

Até ontem, a prova decorreu sem grandes erros de arbitragem. Os EUA viram ser mal anulado um golo no 2-2 com a Eslovénia, mas isso não impediu a sua ida aos oitavos-de-final. O "escândalo" surgiu, sim, com o golo mal anulado a Frank Lampard no Alemanha-Inglaterra - sendo, depois, secundado pelo 1-0 de Tevez, em claro fora-de-jogo, no Argentina-México.

A Alemanha vencia por 2-1, aos 38', quando Lampard disparou, de longe, à baliza de Neuer. A bola bateu na barra e passou a linha final, mas o árbitro uruguaio Jorge Larrionda nada assinalou. O lance reabriu o debate em torno da utilização das novas tecnologias no futebol (ao lado) e deixou a FIFA debaixo de fogo. "A bola entrou um metro... todos os antigos jogadores profissionais defendem o recurso à tecnologia, à excepção de uma pessoa [o presidente da FIFA]. Não podemos estar todos errados", questionou Alan Shearer, antigo capitão da Inglaterra, na BBC.

Após o golo não validado, a Inglaterra foi goleada e ninguém perdoou o árbitro. "Jogámos bem até ao 2-2. O erro mudou o jogo", lembrou o treinador Fabio Ca- pello. "Apoio as tecnologias, principalmente depois desta tarde", disse Lampard. E até o guarda-redes Neuer e o treinador da Alemanha, Joachim Löw, admitiram que "a bola passou a linha" e "o golo devia ter sido validado".

Tal polémica já fazia lembrar episódios de outros mundiais (o "golo fantasma" de Hurst em 1966 ou a "mão de Deus" de Maradona em 1986), mas o dia não terminou sem outro caso: Tevez marcou ao México após receber um passe de Messi quase um metro adiantado em relação à defesa. O juiz italiano Roberto Rosetti nada fez. E o técnico mexicano, Javier Aguirre, lamentou-o no final: "Isso desconcentrou-nos [o jogo acabou 3-1]."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt