Governo acelera construção de IP e IC e antecipa Plano Rodoviário em 11 anos
O Governo vai lançar mais 268 quilómetros de obras referentes a itinerários principais (IP) e complementares (IC) entre 2006 e 2007, "constituindo um impulso muito significativo para acelerar o Plano Rodoviário Nacional". O objectivo é antecipar o PRN de 2026 para 2015, revelou fonte da Estradas de Portugal ao DN (ver texto abaixo). Em concurso estão ainda as concessões (com portagem real ) do Douro Litoral, da Grande Lisboa e da Lisboa Norte.
Nas vias da responsabilidade da Estradas de Portugal (sem portagens) programadas para serem colocadas em concurso, o IP2 é o itinerário de maior extensão - 118 km. Deste total, o troço Valebenfeito/Celorico é o mais extenso (98 km). No IP8, o troço Sines/Beja apresenta uma extensão de 95 km. Além do IP2 e do IP8, a Estradas de Portugal vai lançar os concursos para a construção de lanços nos IC2, IC6, IC17 (CRIL entre a Buraca e a Pontinha), IC34 (requalificação entre Vila Nova de Foz Coa e Almendra) e IC36, que compreende a ligação de Leiria Sul (IC2) a Leira Nascente (IP1).
Dados da Estradas de Portugal revelam que a rede de IP e IC prevista no Plano Rodoviário Nacional encontra-se executada à data em 56%, correspondendo à realização de 3284 km. Paulo Campos, secretário de Estado das Obras Públicas, quer "reforçar o investimento em infra-estruturas rodoviárias tendo em vista a necessidade de promover a mobilidade no Interior".
Encontram-se em serviço cerca de 2260 km de rede concessionada ou em fase de concurso, num total de 2700 km. Esta rede está concessionada a cinco empresas - Aenor, Auto-Estradas do Atlântico, Brisa, Brisal e Gestiponte (concessionárias das duas pontes sobre o Tejo ).
O programa de execução das concessões atribuídas pela Estradas de Portugal desde 1995 ascendem a mais de 4,6 mil milhões de euros, este valor não inclui a rede da Brisa. No global, a rede de auto-estradas e Scut construídas e a finalizar até 2008, como é o caso da Litoral Centro, atribuída à Brisa, é composta por 2405 km.
A Brisa, como principal concessionária de auto-estradas, é responsável pela execução de mais de mil quilómetros de rede, a que se junta os 104,7 km da Litoral Centro. Desde 1986, a Brisa já investiu mais de quatro mil milhões de euros na rede que explora. Em obra até 2008, a empresa tem afectados 1,1 mil milhões de euros. Os investimentos previstos para este ano ascendem a 530 milhões de euros. Desde total, 230 milhões correspondem às obras da Litoral Centro; 200 milhões destinam-se a obras de alargamento e cem milhões de euros em beneficiações nas infra-estruturas existentes. A Brisa tem actualmente em construção a maior ponte do País. A estrutura faz parte da A10 e vai ligar o Carregado a Benavente, numa extensão de 12 km.
A Aenor, a segunda maior concessionária, liderada pela Mota-Engil, prevê construir este ano 124 km e tem em curso investimentos de 2,3 mil milhões de euros. C