Verdade ou mentira? Google responde

Empresa vai lançar ferramenta de verificação de factos, para confirmar se informações escritas nas notícias são verdadeiras ou não
Publicado a
Atualizado a

A nova ferramenta do Google deverá ajudar os utilizadores a distinguirem "os factos da ficção", segundo o diretor da Google News Richard Gingras. A empresa anunciou que o Google News, Google Notícias na versão portuguesa, tem uma nova funcionalidade que lhe permite verificar se os factos descritos nas notícias são verdadeiros ou não.

O "fact check", verificação de factos, em português, vai ser na prática uma nova etiqueta visível no site e nas aplicações para Android e iOS da Google Notícias nos Estados Unidos e Reino Unido.

Ao clicar nesta etiqueta, os leitores vão poder aceder a sites e artigos que comprovem ou desmintam o que é dito na notícia selecionada. Estes artigos serão relacionados à notícia através de um algoritmo Claim Review, criado pela schema.org, segundo o comunicado da Google.

Esta ferramenta é apresentada pelo Google a menos de um mês das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Vários jornais e sites têm feito artigos de verificação de factos sobre a campanha norte-americana, usando como base as declarações de ambos os candidatos. O site Politifact, por exemplo, afirma que até ao momento, 71% das afirmações de Donald Trump são falsas, enquanto Hilllary Clinton mentiu em 27% das vezes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt