Google inaugura exposição sobre moda e os seus ícones

"We Wear Culture" é uma exposição sobre a moda, a sua história e os seus protagonistas com a participação de 180 instituições culturais, entre elas o Museu do Traje e o Museu do Teatro e da Dança
Publicado a
Atualizado a

A exposição, virtual, é um percurso pela história do que vestimos, da Rota da Seda às tendências saídas do Palácio de Versalhes, passando por movimentos como o punk britânico. Também lá estão os protagonistas. Os criativos, como Coco Chanel e Alexandre McQueen, e os ícones como Marilyn Monroe ou Andrey Hepburn.

Ao todo, 180 instituições de 42 países do mundo, disponibilizam informação sobre as suas coleções para a exposição We Wear Culture, de acordo com um comunicado da Google. Estão lá, por exemplo, o Museu de Artes Decorativas, em Paris, o Victoria & Albert, em Londres e dois museus portugueses -- o Museu Nacional do Traje e o Museu do Teatro e da Dança, ambos situados no bairro lisboeta do Lumiar.

Os figurinos dos Bailados Verde Gaio, que fazem parte do acervo do Museu Nacional do Teatro e da Dança foram escolhidos para fazer parte da leitura de 3 mil anos de história que esta exposição virtual pretende cobrir. Tal como o traje de mouro do bailado Lenda das Amendoeiras ou da mulher da Nazaré.

Do Museu Nacional do Traje foram disponibilizadas várias exposições de trajes históricos até aos dias de hoje. Vestidos do século XVIII, de noiva, fatos de banho e uma coleção desconhecida do público, de acordo com o comunicado da Google.

Fur Over Skin é o nome do conjunto de imagens que o Museu do Traje mostra, explorando a forma como os casacos de peles foram sendo usados. Os exemplares mais antigos são do final do século XIX.

Vários núcleos históricos

Ícones, movimentos, bastidores e o diálogo com as artes são os quatro momentos da exposição virtual.

Com o recurso a tecnologia de ponta, o projeto permite explorar desde a antiga Rota da Seda à história das roupas que usamos nos nossos dias, passando pela moda cortesã de Versalhes e pelo punk britânico. Peças icónicas que mudaram a forma como as sucessivas gerações se vestiram, como foram as meias de vidro de Marilyn Monroe ou a história por trás do vestido preto de Chanel, agora em realidade virtual.

[youtube:N6kovrOuL5g&feature=youtu.be]

Cansada do colorido que as mulheres usaram em abundância após a I Guerra Mundial, Gabriella Chanel quis vestir as mulheres de negro. O seu 'vestidinho preto' evoca o estilo dandy (como já o tinha feito o tailleur), Um dos exemplares que se pode ver nesta exposição está no Met, em Nova Iorque, e é de 1927.

Outros designers de moda cujo trabalho pode ser visto online é o Alexander McQueen, Cristóbal Balenciaga, Christian Dior, Helmut Newton, Irving Penn, Yves Saint Laurent, Manolo Blahnik, Gianni Versace , Oscar de la Renta, Pierre Balmain, Vivienne Westwood, Miyake Issey, entre outros.

Para lá das peças que se tornaram icónicas por terem sido usadas por pessoas que se tornaram ícones, como Marilyn Monroe e os seus sapatos Ferragamo, We Are Culture aborda a relação entre arte e moda. Através da fotografia de moda, dos modelos criados para artistas como a cantora islandesa Björk, ao guarda-roupa da pintora mexicana Frida Khalo, nascida em 1907.

Cinquenta anos após a sua morte, foi aberta a casa de banho de La Casa Azul onde se encontrava o guarda-roupa da artista. Eram cerca de 300 peças originais e tradicionais, joias e aparelhos ortopédicos, que pertencem ao Museu Frida Khalo.

A artista mexicana tinha uma vasta coleção de vestidos tradicionais tehuana. Eram uma forma de "fortalecer a sua identidade, reafirmando as suas crenças políticas e escondendo suas imperfeições". O uso destas peças "também construiu um senso próprio de herança e história pessoal".

We Are Culture é uma exposição de exposições (mais de 400, segundo a informação oficial) e 30 mil fotografias, vídeos e documentos.

O material reunido faz parte de um projeto mais amplo do Google Arts & Culture, que pretende juntar mais de mil museus em áreas como a Arte Pública , as Artes Performativas e a História Natural

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt