Godard, Skolimowski, Kusturica: muito e bom cinema nos 10 anos do LEFFEST

Jean-Luc Godard é o grande homenageado da nova edição do LEFFEST, como sempre, repleta de personalidades e o melhor da produção internacional. De 4 a 13 de novembro, em Lisboa e no Estoril respira-se cinema.
Publicado a
Atualizado a

Godard vu par... É o título do simpósio internacional da 10.ª edição do Lisbon and Estoril Film Festival, a que apetece acrescentar: muitos espectadores. Assim se espera. Nesta ocasião, o seu cinema será decifrado pelos críticos Jonathan Rosenbaum, Miguel Marías, Jean-Michel Frondon, e pelos realizadores Olivier Assayas, Pascal Bonitzer, Benoît Jacquot, Jerzy Skolimowski, entre outros.

Justamente, o polaco Skolimowski, vencedor da última edição, com o filme 11 Minutos, partilhará a secção de retrospetivas com Emir Kusturica, Teresa Villaverde, Bonitzer, Agustín Díaz Yanes, Daniel Rosenfeld e, claro, o fundamental Jean-Luc Godard, esse "filósofo do cinema", como adequadamente lhe chamou Jean Collet, que concentra as atenções.

Estes são apenas alguns dos nomes que recheiam uma programação tentadora, a decorrer de 4 a 13 de novembro, entre várias salas de Lisboa e do Estoril, como o Espaço Nimas, Cinema Monumental, Cinemateca, Teatro Nacional D. Maria II, Casino Estoril, Centro Cultural de Belém, e mais alguns palcos.

O Herói de Hacksaw Ridge, realizado por Mel Gibson, com base na história verídica de Desmond Doss, o soldado que se recusou a matar na batalha de Okinawa - a mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial -, é o filme que abre o LEFFEST.

[youtube:P8F5ObwP79k]

Nessa secção de antestreias, fora de competição, encontramos o que de melhor está para chegar ao nosso circuito comercial. Falamos, por exemplo, do vencedor do Leão de Ouro deste ano, The Woman Who Left, do filipino Lav Diaz, The Salesman, de Asghar Farhadi, do lançamento de Ewan McGregor na realização, com Uma História Americana, dos mais recentes trabalhos dos irmãos Dardenne, Benoît Jacquot, Wim Wenders, Kelly Reichardt, Kusturica, Alain Guiraudie, e dois títulos de Jim Jarmusch: Paterson e Gimme Danger, o aguardado documentário sobre a banda liderada por Iggy Pop, The Stooges. Conta-se com a presença do cineasta.

[youtube:6fgiW_S2Hgk]

Em competição, salta naturalmente à vista, Elle, o último filme do realizador de Instinto Fatal, Paul Verhoeven, que tem como protagonista a imparável Isabelle Huppert. Nesta secção, há ainda Nocturama, de Bertrand Bonello, Little Man, de Ira Sachs (cineasta do belíssimo O Amor é Uma Coisa Estranha, que estreou há uns meses entre nós), mas também Harmonium, de Kôji Fukada, ou Christine, do americano Antonio Campos, um drama biográfico sobre a repórter Christine Chubbock (interpretada por Rebecca Hall), que, nos anos 1970, cometeu suicídio em direto, na emissão de um jornal televisivo.

[youtube:H-iBBgcp7PY]

Numa secção mais pequena - Descobertas - reservada a realizadores pouco conhecidos, destacam-se uma coprodução portuguesa e francesa, La forêt de Quinonces, do ator Grégoire Leprince-Ringuet (que vimos em As Canções de Amor, de Christophe Honoré), na sua primeira realização, e Porto, assinado por Gabe Klinger, que se passa na cidade invicta, e é o último filme de Anton Yelchin, o jovem ator russo que morreu no passado mês de junho.

E porque este é um festival que não se faz apenas de cinema, são de esperar iniciativas de diálogo artístico, como seja uma homenagem ao casal Jean-Marie Straub e Danièle Huillet (filmes e música), uma soirée Beckett, masterclasses, um debate sobre o Cinema e as Novas Tecnologias, lançamentos de livros, como uma antologia do poeta sírio Adonis (há muito um dos favoritos ao Nobel), ou a exposição Chema Prado/Series, com fotografias tiradas por este homem que dirigiu durante quase 30 anos a Cinemateca espanhola, e que traz ao Casino Estoril retratos de alguns incontornáveis do cinema, como Manoel de Oliveira, Robert De Niro, John Malkovich, Pedro Almodóvar, e outros.

Ainda no que respeita ao cinema e à sua memória, na comemoração dos 30 anos de Blue Velvet, haverá uma sessão especial deste filme em que David Lynch vestiu Isabella Rossellini de veludo azul e Dennis Hopper de loucura, além da exibição do documentário de Peter Braatz, Blue Velvet Revisited.

Quem também veste é o estilista Tom Ford, que cobre de charme o encerramento, com a sua segunda longa-metragem, Animais Noturnos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt