GNR faz maior apreensãode meixão em Portugal

Publicado a
Atualizado a

Figueira da foz Cerca de 37 quilos de meixão vivo foram recuperados, na passada segunda-feira, pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC), na Figueira da Foz, naquela que foi considerada a "maior apreensão desta espécie em Portugal".

"A GNR apanhou os 37 quilos de meixão vivo, dentro de um tanque numa viatura, quando seguia para venda em Espanha. Foi uma operação que envolveu muitos meios, mas com resultados gratificantes", disse Jorge Caseiro, comandante do destacamento da UCC da Figueira da Foz. O juvenil da enguia seria vendido a cerca de 500 euros o quilo, "sem qualquer controlo sanitário, sem pagar impostos e destruindo os recursos naturais do rio Mondego".

A investigação foi iniciada "há meses" pela UCC e incidia sobre todos os passos, desde a captura, transporte e comprador. Segundo a GNR, a carrinha foi interceptada "na auto-estrada em direcção a Coimbra".

De Dezembro até ao momento, no âmbito de uma operação especial a nível nacional, só a GNR já apreendeu cerca de 30 quilos em estado larvar (morto). No ano de 2009, a GNR apreendeu 40 quilos de meixão pescado ilegalmente ao longo de toda a costa portuguesa. A GNR estima que 2010 seja o ano da maior apreensão de enguia bebé, desde que começaram a ser registadas (2007).

O meixão apreendido, avaliado em 15 mil euros, foi devolvido de imediato ao rio Mondego.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt