GM anuncia acordo de venda da Saab ao grupo sueco Koenigsegg
"A General Motors confirmou hoje a assinatura de um acordo de compra de acções com o grupo Koenigsegg, relativo à venda de 100 por cento das acções da Saab", disse a construtora norte-americana em comunicado.
A GM disse que o contrato está sujeito a uma condição - de que a Saab receba fundos necessários à sua consolidação financeira por parte do Banco Europeu de Investimento (BEI), com garantia do governo sueco e a assistência transitória da GM.
"Continuaremos a trabalhar com todas as partes para definir os detalhes finais e assegurar o fecho do negócio, o qual esperamos que aconteça nos próximos meses", disse Carl-Peter Forster, presidente da GM Europa.
Nem a GM nem o grupo Koenigsegg adiantaram dados financeiros relativos ao negócio.
A GM adiantou também que continuará a partilhar tecnologia e serviços com a Saab durante "um período definido de tempo", e que a Saab deverá em breve lançar diversos novos carros desenvolvidos pela GM.
O grupo Koenigsegg anunciara em Junho a intenção de comprar a Saab à GM, liderando um consórcio que inclui ainda o investidor norueguês Barrd Eker e Augie K. Fabela II, co-fundador e antigo presidente da operadora de telecomunicações russa VimpelCom.