Gimnodesportivo abre portas após investimento de 2 milhões de euros
Para o presidente da autarquia, Manuel Alves de Oliveira, a nova estrutura de Maceda dirige-se "à população em geral, aos atletas locais e mesmo aos agentes do sistema educativo", na medida em que lhes disponibiliza "instalações e equipamentos desportivos com condições de funcionalidade, conforto, segurança e salubridade, capazes de sustentar a integração e a adaptação ao processo dinâmico de evolução urbana".
Vítor Ferreira, vice-presidente da Câmara, acrescenta que o pavilhão é "multidisciplinar e está apto a acolher a prática de várias modalidades desportivas, como o basquetebol, o voleibol, o futsal e o hóquei em patins".
"É um espaço muito funcional e muito confortável", observa o autarca, "e vai responder à necessidade de uma prática de atividade física regular por parte dos habitantes de Maceda e dos munícipes de Ovar, como tem sido incentivado por este Executivo".
O pavilhão em causa está implantado numa área de terreno de 5 375 metros quadrados, sendo a área coberta de 2 500. A construção do edifício demorou 18 meses e envolveu dois milhões de euros, cerca de 50 por cento dos quais financiados ao abrigo do Plano Operacional de Valorização do Território.
A par da recuperação do Parque do Buçaquinho e da construção do Parque Urbano de Ovar, esta era uma das principais obras em curso pela Câmara Municipal e Vítor Ferreira admite que esses investimentos refletem uma postura "em contraciclo" relativamente a outras autarquias de média dimensão no país.
"Temos tido capacidade para fazer obra e avançar com estes projetos porque a gestão desta Câmara tem sido de grande rigor e contenção, a todos os níveis", garante Vítor Ferreira. "Aproveitámos também as candidaturas existentes para financiamento a este tipo de empreendimento e não é por acaso que estamos em 2.º lugar no ranking da eficiência financeira entre todas as autarquias de média dimensão do país, que são aquelas que têm até 100 mil habitantes".
A inauguração do novo Pavilhão Gimnodesportivo está marcada para as 14.30 de amanhã, após o que a população está convidada a comprovar o potencial do recinto para acolher também eventos de carácter cultural, desta vez no âmbito das comemorações do 13.º aniversário da elevação de Maceda a Vila.
Para as 15.00, o cartaz anuncia assim o espetáculo "Revolução", pela Companhia Vareira, a que se segue às 16.00 a atuação "Canto da Liberdade", pelo Grupo Coral Infantil e Juvenil de Maceda, e, às 16.15, vários torneios desportivos em diferentes modalidades.