Gescartão investe 150 milhões de euros em Viana do Castelo

Modernização da unidade industrial da Portucel/Viana, que adquire importância crescente  no grupo Europac.<br />
Publicado a
Atualizado a

A sede da Gescartão, holding para Portugal do grupo papeleiro espanhol Europac, foi transferida para Viana do Castelo, o que, de acordo com fonte da empresa, reflecte a "importância crescente que a unidade industrial da Portucel tem vindo a adquirir dentro do grupo".

A mudança de instalações integra o projecto global de modernização da fábrica de Viana do Castelo, que envolve um investimento global superior a 150 milhões de euros. A unidade, refira-se, registou em 2008 um volume de negócios de 142 milhões de euros.

José Miguel Isidro, presidente da Europac, explicou que nos últimos anos foi desenvolvida "uma política de grande proximidade" com a região de Viana do Castelo, a qual "se reflecte não só nos investimentos directos como também na política de recrutamento de recursos humanos adoptada para a região".

A Portucel/Viana ocupa actualmente o quinto lugar do ranking europeu da produção de papel para embalagem e o grupo Europac tem em curso um projecto para tornar a unidade na "melhor, mais eficiente e competitiva fábrica de kraftliner da Europa". Assim, a fábrica de Viana vai receber 60% dos 288 milhões de euros de investimento que o grupo prevê até 2011.

O investimento será distribuído pelo novo aterro de resíduos, no valor de 1,5 milhões de euros, pela estação de tratamento secundário do efluente, de 7,5 milhões de euros, e por um ecocentro.

Em termos de energia, a fábrica é também produtora de electricidade que coloca na Rede Eléctrica Nacional, razão por que o grupo investiu em Viana do Castelo 13 milhões de euros numa caldeira de biomassa. A capacidade produtiva também foi aumentada, envolvendo cerca de 22 milhões de euros de investimento.

A Portucel/Viana sublinha ainda a instalação de uma nova planta de cogeração de energia de ciclo combinado de 30 MW, no valor de 37,5 milhões de euros, que entrará em funcionamento em Fevereiro de 2010.

A sede do grupo Gescartão estava anteriormente instalada em Guilhabreu, Vila do Conde, mas passou agora para a Portucel/Viana, unidade que é actualmente responsável por 300 empregos directos e 2000 empregos indirectos e que no ano passado produziu 308 mil toneladas de papel.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt