George W. Bush escreve biografia sobre a vida do pai
A editora norte-americana Crown Publishers anunciou ontem que o ex-chefe do Estado americano (entre 2001 e 2009) tem vindo a trabalhar numa biografia de George H. W. Bush, 41º presidente americano e seu pai. Segundo a editora, o livro oferece uma visão abrangente da vida e da carreira de George Bush, com destaque nos seus anos de serviço durante a Segunda Guerra Mundial, no seu trabalho no negócio do petróleo no Texas e na sua ascensão política no Congresso dos EUA, até chegar à Casa Branca, onde esteve entre 1989 e 1993.
"Esta é a primeira vez que um presidente americano narra a vida do seu pai, também presidente, através dos seus próprios olhos e das suas próprias palavras," indicou a editora, acrescentando que a "biografia é única e íntima".
"Gostei muito de escrever a história da sua vida e espero que as pessoas gostem de a ler" afirmou Bush filho, que em 2010 lançou o seu próprio livro de memórias presidenciais "Decision Points" (Horas Decisivos). "George H. W. Bush é um grande estadista e um grande pai" disse o ex-presidente.
A relação entre os dois ex-presidentes sempre gerou controvérsia. Bush filho era muitas vezes visto como um "fantoche" do pai, designadamente quanto à seleção dos funcionários do governo e quanto a certos aspetos da política externa norte-americana. No entanto, numa entrevista à CBS em 2013, George W. Bush reiterou que o seu pai era um modelo e que relação entre ambos era unicamente baseada em "amor e admiração."
A Crown Publishers anunciou que o livro, ainda sem título, deverá ter cerca de 300 páginas e que será lançado no Dia dos Veteranos de Guerra, a 11 de novembro.