Gelpeixe: os congelados portugueses que alimentam "desde a entrada à sobremesa"

Com exportações para mais de 20 países e 58 milhões de euros faturados no ano passado, esta empresa familiar sediada em Loures mostra como as suas políticas sustentáveis a têm feito crescer ao longo das décadas.
Publicado a
Atualizado a

Se duvidava da expressão "filho de peixe sabe nadar", conhecer a história de Lídia Tarré vai fazê-lo mudar de ideias. Há 17 anos que pertence à Gelpeixe, a empresa de congelados inaugurada pelo avô há quase cinco décadas, onde agora ocupa a função de administradora.

O que queria para o seu futuro nunca foi uma questão, uma vez que "sempre soube que queria ir para lá" - sendo "lá" a firma que a viu crescer. Por isso, trilhou o seu caminho com o objetivo de pegar no negócio da família e continuar a investir na área da sustentabilidade.

Por ser uma mulher ligada aos números, não fosse contabilista certificada, enumera alguns de cabeça: 46 é o número de aniversários que a Gelpeixe já celebrou, 160 o de trabalhadores que emprega e 58 milhões o de euros faturados em 2022. Além disso, os seus produtos, que recheiam mesas "desde a entrada à sobremesa", são exportados para mais de 20 países.

A sustentabilidade sempre foi uma bandeira da empresa, desde o lado financeiro ao lado social, sendo exemplo disso os 1.400 painéis fotovoltaicos que tem e lhe garantem uma independência energética de 22%. Além disso, o progresso dos trabalhadores é recompensado - aos 10 anos de casa com uma taça, aos 25 com um relógio e aos 35 com uma viagem de sonho -, não havendo, por isso, qualquer admiração quando tantos atingem estes marcos históricos na sua carreira.

Para saber mais sobre a história da Gelpeixe, contada pela administradora e neta do fundador, veja o vídeo acima ou ouça o podcast:

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt