Gaudio salva três pontos e chega às meias-finais
De cabelo puxado e preso atrás, num "estilo bem chinês", Gastón Gaudio foi aplaudido de pé em Xangai, depois de se ter apurado para as meias-finais da Masters Cup, onde irá encontrar o número um do mundo, Roger Federer.
O argentino nem fez um jogo perfeito, só que cada partida ganha ao chileno Fernando Gonzalez, que desperdiçou três match-points, era festejada nas bancadas como se no court estivesse um tenista da "casa". "Foi um estímulo importante, era bom que amanhã [hoje] e em toda a minha carreira me apoiassem da mesma forma", desejou Gaudio, número 9 do ranking, que não demorou tempo a encontrar a explicação para a benção que recebeu do público "Deve ser o estilo do meu cabelo, tenho um corte chinês."
De facto, bem que Gastón Gaudio, actual campeão do Estoril Open, necessitou de uma força extra para virar um jogo que lhe estava a correr da pior maneira, e que acabou de vencer pelos parciais de 1-6, 7-5 e 7-5.
Gonzalez, que interrompeu as férias para substituir em Xangai o lesionado americano André Agassi no Grupo Dourado, dispôs de três oportunidades para integrar o grupos dos semifinalistas. Ganhou com facilidade o primeiro set, no segundo chegou a estar a vencer por 5-3 (e a servir), mas permitiu o break a Gaudio. No 10.º jogo, Gonzalez, teve três oportunidades para fechar a partida no serviço do adversário, mas com uma série de opções precipitadas terminou derrotado. No terceiro set, o chileno até parecia estar recuperado, contudo voltou a falhar nos momentos decisivos. Quando servia para se manter no jogo (6-5), Gonzalez ofereceu a vitória com uma dupla falta.
"Não sei como consegui virar a partida. Pensei que estava tudo acabado. Isto dá-me confiança para enfrentar Roger. É muito difícil jogar com ele, mas acredito que tenho hipóteses", disse Gaudio, consciente de que, hoje, terá pela frente o vencedor das duas últimas edições do torneio, que concluiu o Grupo Vermelho só com triunfos e que está invicto há 34 jogos.
Roger Federer, que está no topo do ranking há 94 semanas e que este ano já conquistou 11 títulos, venceu sempre Gaudio (quatro vezes). Curiosamente, o último encontro ocorreu na Masters Cup, de 2004, em Houston, na primeira fase, com o suíço a ganhar em dois sets, por 6-2 e 7-6.
Já apurado para a fase a eliminar, o russo Nikolay Davydenko, um estreante absoluto no torneio, garantiu o estatuto de melhor jogador da primeira fase, fechando o Grupo Dourado com pleno de vitórias e sem ter cedido um único parcial. Ontem, Davydenko, campeão do Estoril Open de 2003, venceu o argentino Mariano Puerta, por 6-3 e 6-2 (resultado sem influência na classificação), e defronta nas "meias" o vencedor do torneio português na edição de 2002, David Nalbandian.