Funeral do arquitecto Pedro Vieira de Almeida é amanhã

O funeral do arquitecto Pedro Vieira de Almeida realiza-se amanhã, em Lisboa, de acordo com fonte da família.
Publicado a
Atualizado a

As cerimónias fúnebres têm início hoje, na Basílica da Estrela, em Lisboa, onde o corpo fica em câmara ardente a partir das 16:00, erealizando-se um concerto de música barroca a partir das 22:00. O funeral parte no dia seguinte, quinta-feira, às 10:00, para o Cemitério de Benfica.

O arquitecto Pedro Vieira de Almeida morreu segunda-feira, na sua casa do Porto, vítima de doença súbita, aos 78 anos, disse à Lusa fonte próxima da família.

Pedro Vieira de Almeida nasceu em 1933, em Lisboa, e formou-se pela Escola de Belas Artes do Porto, em 1962.

Colaborou com os arquitetos Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira, designadamente nos projetos do Mosteiro de Sassoeiros em Carcavelos (1958-60) e na Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa (1962-70).

Em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, elaborou o Plano da Avenida da Liberdade, sendo também o autor da Igreja dos Olivais em Lisboa (1970-89).

Actualmente era investigador do Centro de Estudos Arnaldo Araújo, tendo-se destacado na área da crítica e da história da arquitetura contemporânea portuguesa.

É autor de vários livros, entre os quais se destacam "Apontamentos para uma teoria da arquitectura" (2009), "A Arquitectura no Estado Novo" (2002), "A arquitectura moderna", 14.º Volume da História da Arte em Portugal com José Manuel Fernandes (1986).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt