Funeral deverá reunir milhares
A urna de Álvaro Cunhal sai hoje do Centro Vitória para a Praça do Chile, onde terá início, pelas 16.00, o cortejo fúnebre (a pé) até ao cemitério do Alto de São João, onde será cremado.
O funeral do líder histórico dos comunistas deverá reunir alguns milhares de pessoas de todo o País. O PCP não tinha ontem uma estimativa geral, mas as organizações regionais dos comunistas estão a organizar deslocações de militantes, para que estes possam acompanhar o funeral do ex-secretário-geral do PCP. A circulação de autocarros nas vias onde passará o cortejo estará, na tarde de hoje, sujeita a condicionamentos.
O funeral de Álvaro Cunhal levou também à suspensão do plenário da Assembleia da República, que hoje deveria discutir uma proposta de alterações ao Código do Trabalho - um agendamento potestativo precisamente dos comunistas, que pediram o adiamento do debate. Segundo o presidente Jaime Gama, a Assembleia da República deverá apreciar e votar amanhã um voto de pesar pelo falecimento do histórico dirigente comunista.