Fundão apela ao fim da proibição de pesados de matérias perigosas nos Túneis da Gardunha

A Assembleia Municipal do Fundão quer que os pesados de matérias perigosas possam circular nos Túneis da Gardunha, na A23, para que este trânsito não seja realizado por Alpedrinha, num trajeto que "coloca em risco pessoas e bens".
Publicado a
Atualizado a

A reivindicação está patente numa moção que foi hoje apresentada naquele órgão, pelo PSD, mas cujo texto final ainda será trabalhado em conjunto por todos os grupos municipais no sentido de introduzir melhorias, já que todos os eleitos concordam que é perigoso fazer o transporte de mercadorias perigosas pela vila de Alpedrinha.

No texto inicial, que foi apresentado por Jorge Garcez (PSD), recorda-se que a proibição advém de 1997, numa altura em que o então IP2 tinha apenas uma "faixa de rodagem para cada sentido e uma velocidade máxima de 60 quilómetros por hora".

Aponta-se ainda que a proibição se manteve depois do Túnel da Gardunha ter sido ampliado, apesar de os "fundamentos iniciais se encontrarem esgotados" e da alternativa estar a ser feita pelo interior da Vila de Alpedrinha, num percurso que, "pela sua natureza", é de maior risco que o da circulação na A23 e respetivos túneis.

Nos fundamentos hoje apresentados, apontaram-se os riscos para "pessoas e bens" da vila de Alpedrinha e sublinhou-se ainda que a estrada pela qual o atravessamento está a ser feito (EN 18) "não permite a circulação simultânea de duas viaturas pesadas", além de "ter numerosas curvas e um elevado sombreamento e constante acumulação de gelo".

Deste modo, os eleitos reivindicam já estudos para que "haja melhor conhecimento desta matéria" e para que esta realidade possa ser alterada.

Na sessão de hoje foi ainda aprovada por unanimidade uma moção que propõe a criação de um grupo de trabalho sobre a Argemela, que terá como missão procurar estudar os impactos que uma eventual exploração mineira naquela área poderá ter, bem como desenvolver contactos com a Assembleia Municipal da Covilhã para o estudo da situação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt