Fundação Inatel inaugura novas instalações em Coimbra
Em comunicado enviado hoje à Lusa, a fundação Inatel explica que quarta-feira assina com o IPDJ um protocolo que vai permitir "a ocupação conjunta do edifício que fica situado no número 73 da Rua Pedro Monteiro, ao cimo do Jardim da Sereia, junto à Casa Municipal da Cultura".
"Com paragem de autocarro à porta, área arborizada, estacionamento envolvente e localização numa zona privilegiada da cidade, as novas instalações vão permitir disponibilizar uma ampla sala de atendimento no rés-do-chão, auditório para cerca de 200 pessoas, salas de formação e de reuniões, gabinetes e zonas de exposição", acrescenta.
Citado na nota, Bruno Paixão, diretor da Fundação Inatel em Coimbra, argumenta que a mudança de instalações - a instituição tem a sua sede distrital na baixa da cidade, junto à estação ferroviária de Coimbra-A - justifica-se para "oferecer melhores condições" às pessoas e instituições que "diariamente" procuram os serviços da instituição e permite abrir portas "a novas dinâmicas".
Ainda de acordo com Bruno Paixão, "o entendimento entre a Inatel e o IPDJ tem sido exemplar, tanto ao nível das administrações, como ao nível local, quer ainda quanto à excelente cooperação e boa vontade dos colaboradores de ambas as instituições".
"Esta nova sede beneficiará de sinergias conjuntas e, embora sejam entidades distintas e autónomas, espera-se que, com este enlace, Coimbra ganhe uma nova casa das associações e das pessoas de todas as idades, pois a nossa missão tem como destinatários os cidadãos e esse compromisso norteia-nos em cada dia", afirma.
O comunicado sustenta que a saída das atuais instalações - que são propriedade da fundação Inatel e cuja morfologia apresentava "constrangimentos" não especificados - "estava há alguns meses a ser planeada".
A inauguração, aberta ao público, está agendada para as 11:00 de quarta-feira e inclui "apontamentos musicais compostos por guitarra de Coimbra, viola e contrabaixo, por um beberete e pela assinatura dos protocolos de cooperação" entre a Fundação Inatel e o IPDJ.
"Neste dia, quem quiser fazer-se associado beneficia de isenção da joia de inscrição e terá à sua disposição vários colaboradores da Fundação que darão a conhecer as novidades turísticas, sociais, desportivas e culturais", refere a nota.
A Fundação Inatel comemora este ano 84 anos de existência (foi criada em 1935, então como FNAT - Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho) e está desde 1942 em Coimbra.
Depois do 25 de Abril, em 1975, passou a denominar-se Inatel(Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres), integrado na administração central do Estado. Em 2008, o instituto público foi extinto e o Inatel passou a fundação privada de utilidade pública.
Segundo a nota, atualmente a Fundação Inatel tem cerca de 250 mil associados em Portugal, milhares de coletividades inscritas, unidades hoteleiras em todo o país, incluindo nas ilhas, contando também no seu património com o Estádio 1º de Maio e o Teatro da Trindade, ambos em Lisboa, e com academias de formação.