FRASES: Clima: Reações à saída dos EUA do Acordo de Paris

Seleção de frases das reações internacionais ao anúncio da saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris. O Acordo de Paris é o primeiro grande compromisso de toda a comunidade internacional na luta contra as alterações climáticas, um dos grandes desafios do século XXI:
Publicado a
Atualizado a

"[O Acordo de Paris] é um exemplo desvantajoso para os Estados Unidos."

Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos

01-06-2017

"[Donald Trump juntou-se a] um pequeno grupo de nações que rejeitam o futuro [ao decidir sair do pacto climático subscrito em Paris, no final de 2015]."

Barack Obama, ex-Presidente do Estados Unidos

01-06-2017

"Não existe espaço no mundo, mesmo numa economia de grande dimensão como a americana, para imaginar que essa mesma economia pode crescer baseada no carvão. (...) Um país e uma democracia como os Estados Unidos da América é muito mais do que a sua administração."

João Matos Fernandes, ministro do Ambiente

01-06-2017

"[A decisão de Donald Trump] é profundamente errada. (...) O mundo pode contar com a Europa."

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Twitter, 01-06-2017

"Trump declarou hoje, formalmente, guerra à sustentabilidade do Planeta, pondo em causa o único documento existente ao nível mundial para se poder enfrentar globalmente as alterações climáticas."

Comunicado do Partido Ecologista "Os Verdes"

01-06-2017

"O Acordo de Paris foi adotado por todas as nações do mundo em 2015, porque reconhecem o imenso mal que as mudanças climáticas já estão a causar e a enorme oportunidade que a ação ao nível do clima oferece. [O acordo] oferece uma significativa, mas flexível, ferramenta de ação para os países."

Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU

01-06-2017

"O secretário-geral [da ONU, António Guterres] permanece confiante de que as cidades, estados e negócios dos Estados Unidos - bem como de outros países - vão continuar a mostrar visão e liderança necessárias para criar um crescimento económico resiliente, causador de baixas emissões, que crie postos de trabalho de qualidade e mercados de prosperidade para o século XXI."

Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU

01-06-2017

"É uma evidência tão óbvia a necessidade de olhar para as alterações climáticas que bem pode haver quem se considere importantíssimo no mundo que negue isso que não altera a realidade. A realidade é o que é. E vai ser o que é e não para por causa de uma posição isolada, por muito importante que se considere. (...) Os povos perduram, as nações perduram, os presidentes passam e os governos passam."

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

01-06-2017

"O acordo de Paris fornece o quadro global apropriado para proteger a prosperidade e a segurança das gerações futuras, ao mesmo tempo que assegura a disponibilidade da energia para os nossos cidadãos e as nossas empresas."

Theresa May, primeira-ministra britânica, em mensagem enviada a Donald Trump

01-06-2017

"Não se enganem sobre o clima. Não há Plano B, porque não há planeta B."

Emmanuel Macron, Presidente francês

01-06-2017

"O anúncio da administração norte-americana é lamentável."

Fumio Kishida, ministro dos Negócios Estrangeiros japonês

02-06-2017

"O presidente dos Estados Unidos decidiu retirar-se em consciência [do Acordo de Paris]. Está a dizer que vai resolver sozinho os problemas do mundo."

Édouard Philippe, primeiro-ministro francês

02-06-2017

"[Os Estados Unidos] viraram-se contra o mundo."

Emmanuel Macron, Presidente francês

02-06-2017

"Não há marcha atrás na transição energética, não há marcha atrás sobre o acordo de Paris."

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

02-06-2017

"Essa decisão [da saída do Acordo de Paris] não pode e não vai travar aquilo que nós, por obrigação, temos de proteger."

Angela Merkel, chanceler alemã

02-06-2017

"Aquilo que, infelizmente, muitos responsáveis no mundo não sabem é que temos um planeta cujo primeiro dever é preservá-lo para as gerações futuras."

António Costa, primeiro-ministro

02-06-2017

"Se fosse um banco já estava salvo. E o que Donald Trump decidiu fazer foi olhar para o dinheiro e não olhar para o futuro."

Catarina Martins, coordenadora do BE

02-06-2017

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt