FPF confirma Sporting campeão de juniores
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou ontem o Sporting como campeão nacional de juniores na época 2008/ /2009, depois da decisão proferida pelo Conselho de Justiça (CJ) no âmbito do jogo de 27 de Junho.
No comunicado oficial n.º 176, a FPF publica a classificação final do apuramento de campeão do campeonato nacional de juniores, no qual aparece o Sporting no primeiro lugar, com 12 pontos, contra 11 do Benfica. De acordo com a classificação, foi atribuído ao clube da Luz a derrota por 3-0 no jogo da sexta e última jornada. Esta classificação resulta da decisão proferida pelo CJ no âmbito dos processos de recurso.
O jogo, realizado a 27 de Junho, na Academia de Alcochete, foi interrompido aos 26 minutos, tendo o CJ considerado a claque do Benfica como "única culpada" pela interrupção do encontro, conforme confirmou à Lusa a relatora do processo.
Desta forma, foi "mantida a decisão do Conselho de Disciplina em relação ao Benfica", que havia sido penalizado com derrota, três jogos à porta fechada e uma multa, e "absolvido o Sporting da infracção que vinha sendo acusado". A única diferença, no que diz respeito ao clube da Luz, é que, os três jogos à porta fechada serão cumpridos "imediata e consecutivamente".
"Em relação ao Sporting, foi revogada parcialmente a decisão", com o clube a ser punido em 500 euros (pena máxima), pelo comportamento incorrecto do público.
Assim, o Benfica foi punido com a pena de derrota e o Sporting, ao abrigo do artigo 32.º do regulamento disciplinar, conquista os três pontos, que lhe valem o título.
A direcção do Benfica está a ponderar requerer a nulidade do acórdão do CJ. Os encarnados entendem que "foi revista matéria de facto sem terem sido ouvidas novas testemunhas ou introduzidos novos dados", segundo disse fonte da Luz.