Fóssil de baleia com dentes encontrado na Califórnia
Os restos de uma baleia com dentes que viveu há cinco milhões de anos foram encontrados numa praia da Califórnia. A descoberta ocorreu quando as autoridades do condado de Santa Cruz retiravam um bloco de pedra com quase 500 quilos, preparando o terreno para uma futura construção.
Frank Perry, um paleontólogo do Museu de História Natural de Santa Cruz que foi chamado ao local, considera que o fóssil representa uma importante peça de um puzzle que permitirá perceber melhor como era a vida quando este animal carnívoro ainda nadava nos mares pouco profundos que havia na região.
Entre os descendentes desta baleia com dentes, que ainda não foi identificada, estão as orcas e os golfinhos. "Isto pode ser algo que nunca foi identificado, pode ser novo", afirmou por seu lado David Haals, paleontólogo responsável pela escavação. Entre os ossos descobertos encontra-se parte do crânio e várias vértebras. O animal devia ter entre 1,8 e três metros, dizem os especialistas.
A localização exacta da descoberta não foi revelada, para proteger a área, segundo as autoridades. Estas ainda não sabem qual será o destino do fóssil, depois de os paleontólogos terem terminado de estudar os ossos.