Ford Raptor V6: experiência única

Guiar uma pick-up já é algo de diferente, mas quando estamos a falar da Ford Raptor, com suspensão desportiva e 292 cv de potência, a experiência é realmente única.
Publicado a
Atualizado a

Os mais atentos ao mercado das pick-up, que está em crescimento na Europa, mesmo no segmento de lazer, conhecem a primeira geração da Ford Raptor, lançada em Portugal com motor Diesel de 205 cv. Não eram as prestações em linha que impressionavam, mas a maneira como a suspensão desportiva, desenvolvida pela Ford Performance na Austrália, permitia guiar esta enorme pick-up como se fosse um carro de ralis. Para a segunda geração, a Ford acelerou a fundo e passou a disponibilizar também uma versão a gasolina com o seu motor V6 biturbo de 3.0 litros, 292 cv de potência e 491 Nm de binário máximo, transmitido às quatro rodas através de uma nova caixa automática de dez mudanças, com patilhas metálicas no volante.

A transmissão abandona o esquema clássico de tração dianteira inserível, em favor de uma sistema 4x4 permanente, ganhando em suavidade e eficiência. Claro que não faltam as redutoras, bloqueio dos diferenciais da frente e de trás e vários modos de condução, para rochas, lama, areia e um modo Baja, para andar mesmo depressa em caminhos de terra mais largos.

O estilo também mudou, agora com a palavra Ford em dimensões gigantescas a ocupar a grelha quase por completo, ladeada por faróis em forma de "C". Por dentro, é o típico de uma pick-up. Com uma posição de condução mais alta que a da maioria dos SUV, cabine dupla com lugares de trás pouco confortáveis e uma impressão de qualidade relativamente rústica, do tipo lavar e durar.

No volante há botões para regular os amortecedores, assistência da direção e som do escape. E ainda o Terrain Control, um verdadeiro cruise control para todo-o-terreno.

Tive a oportunidade de guiar a nova Raptor em estradas de asfalto, onde a sua agilidade surpreende, sobretudo em modo Sport. Tendo em conta o tamanho e o peso, o motor convence pela força e suavidade. Faz a aceleração 0-100 km/h em 7,9 segundos e a direção está muito melhor que na geração anterior, mais direta, mais precisa. Claro que é preciso ter em atenção as 2,5 toneladas de peso e o comprimento de 5,36 m. Nem todas as estradas são boas para andar depressa, mas os travões estiveram sempre à altura e o ruído de rolamento é bem menor do que esperava.

Depois, foi metade de um dia a subir e a descer caminhos de terra cada vez mais difíceis, numa propriedade privada em Espanha. Com a ajuda de instrutores, do lado de fora do carro, para indicar como colocar as rodas nos sítios certos, a Raptor subiu rochas quase da altura das suas rodas, fez descidas em curva com uma roda no ar e subiu uma ladeira com pedras rolantes a exigir tudo dos diferenciais. Acabei a sessão num circuito de terra a guiar a fundo como se estivesse numa corrida, com direito a um salto e uma aterragem bem violenta, mas perfeitamente controlada pelos amortecedores Fox, os componentes mais sofisticados e caros da Raptor. São eles que garantem um controlo minucioso dos movimentos da pick-up, seja a andar depressa, seja a andar muito devagar sobre rochas e declives. São também os amortecedores que proporcionam um nível de conforto inesperado para um veículo como este, seja qual for o terreno. Com caixa automática e o Trail Control, mesmo condutores com pouca experiência de TT conseguem ultrapassar obstáculos difíceis, basta acreditar...

Ao contrário das outras pick-up, que são veículos de trabalho capazes de fazer quase tudo, esta Ford Raptor V6 é um puro "brinquedo" para quem gosta de fazer todo-o-terreno com uma pick-up genuinamente desportiva, que não tem rivais no mercado. Claro que, com o motor a gasolina, não é barata, custando 83 873 euros e também não gasta pouco, com a média geral do dia a passar dos vinte litros aos cem quilómetros. Mas que a experiência foi única, isso posso garantir.

https://targa67.motor24.pt/

Ford Ranger Raptor Ecoboost V6 3.0 biturbo

Motor: V6, injeção direta, dois turbos

Potência: 292 cv/5500 rpm

Binário: 491 Nm/2300 rpm

Tração: às quatro rodas

Caixa: Automática de 10 velocidades

Aceleração 0-100 km/h: 7,9 s

Velocidade máxima: 180 km/h

Consumo médio WLTP: 13,8 l/100 km

Emissões em ciclo misto WLTP: 315 g/km CO2

Preço: 83 873 euros

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt