Filme de Mel Gibson sobre Fátima ainda é "especulação"

Publicado a
Atualizado a

A notícia segundo a qual o próximo filme realizado por Mel Gibson poderia ser a história dos três pastorinhos de Fátima, divulgada ontem pelo jornal australiano Herald Sun, citando uma "pessoa bem informada do meio cinematográfico em Roma", não passa ainda de "especulação", comentou ao DN o responsável pelas relações com a imprensa do escritório de Londres da Icon Productions, a produtora do actor e autor de A Paixão de Cristo.

Esta informação surge paralelamente a um artigo publicado pela revista católica britânica Xt3-Christian Magazine, onde se escreve, sem se citar a fonte, que "dez dias depois da morte da irmã Lúcia dos Santos [a 13 de Fevereiro], Mel Gibson comprou os direitos de adaptação ao cinema do livro Stealing from Angels".

Trata-se de um romance de Brian Dullaghan sobre um jovem imigrante irlandês nos EUA que se entregou a uma vida de crime e que decide levar uma vida dentro da lei após conhecer uma rapariga italiana por quem se apaixona. O casal muda-se para Itália e lá vê-se envolvido num enredo policial relacionado com a tentativa de assassínio do Papa João Paulo II pelo turco Ali Agca e com a revelação do terceiro segredo de Fátima. A Xt3-Christian Magazine cita uma entrevista do autor de Stealing From Angels a um jornal americano, onde classifica o livro como "uma grande história".

Ainda de acordo com o citado responsável da Icon Productions, "não temos até à data informação da compra de direitos de qualquer obra literária como a que é referida. É preciso compreender que uma produtora como a Icon lida regularmente com centenas de argumentos, uns adquiridos por nós, outros que nos são enviados, e negoceia os direitos de vários livros. Por isso, não é lícito falar de um projecto como o mencionado por essas publicações".

Mesmo que Mel Gibson tenha comprado os direitos de Stealing From Angels e não queira que a notícia seja ainda divulgada, vai uma considerável distância entre um filme sobre os alegados milagres de Fátima e a história dos três pastorinhos, na linha do conhecido O Milagre de Fátima (1952) - obra de propaganda católica do americano John Brahm, que passava regularmente, na Páscoa, na RTP, na década de 60 -, e um filme de enredo policial onde Fátima é apenas referida marginalmente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt