Filme de animação 'O Principezinho' estreia em outubro

Era uma vez um Principezinho que vivia num planeta pouco maior do que ele e precisava de um amigo. É assim que começa um dos livros mais lidos em todo o mundo.
Publicado a
Atualizado a

Para além das várias edições em Portugal e de haver também um espetáculo em cena no Teatro Politeama, em Lisboa, pelas mãos de Filipe La Féria, O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry irá ter, este ano, uma nova versão cinematográfica.

Com estreia marcada para 7 outubro em França, Le Petit France é um filme de animação realizado por Mark Osborne e a divulgação do trailer, no final do ano passado, colocou as expetativas muito elevadas. Afinal, Mark Osborne é o responsável por êxitos como O Panda do Kung Fu (2008).

O filme adapta a história do pequeno príncipe tendo como protagonista uma menina e o seu vizinho Aviador, que lhe conta as histórias das suas viagens e de como conhece um dia o Principezinho. Produzido pela Onyx Films, com argumento de Irena Brignull, o filme original é em francês. Na versão inglesa irão ouvir-se as vozes de estrelas como James Franco, Benicio del Toro, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Jeff Bridges e Ricky Gervais, entre outros.

Apesar de esta ser a primeira vez que o livro de Saint-Exupéry dá origem a um filme de animação, não é o primeiro filme baseado na obra. Um dos mais conhecidos foi realizado por Stanley Donen em 1974 e contava com a participação de Bob Fosse como a Cobra e Gene Wilder como a Raposa:

[youtube:eUTEhEPONgc#t=291]

Antoine de Saint-Exupéry escreveu e ilustrou O Principezinho em 1942 nos Estados Unidos, onde estava exilado. A obra foi publicada pela primeira vez em abril de 1943 nos Estados Unidos em inglês e em francês.

Naquele mês em que a obra foi publicada, o escritor e piloto partiu para combater na Argélia. Morreu em 1944 sem saber que o livro foi publicado também em França (1946) - numa edição com ligeiras alterações em relação à publicação norte-americana - e se tornou num sucesso internacional.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt