Filmar a complexidade com discrição

O EXAME Cristian Mungiu
Publicado a
Atualizado a

Saudemos a estreia de mais uma produção romena, depois do recente O Tesouro, de Corneliu Porumboiu. Cristian Mungiu, que em 2007 ganhou a Palma de Ouro, com 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, destacou-se novamente em Cannes este ano, como melhor realizador.

[youtube:VimmuogOOks]

O Exame, filme que lhe trouxe o mérito dessa distinção, fixa-se mais uma vez sobre a narrativa social que caracteriza o seu cinema - na própria especificidade da nova vaga romena - apurando a simplicidade da conceção técnica.

Entenda-se: ser simples na forma é o seu modo de revelar a complexa realidade do seu país, ainda não totalmente redefinido após a queda do comunismo. Centrando-se na batalha moral de um pai, que se descobre capaz de escolhas contrárias aos seus princípios, para ajudar a filha a passar nas provas de acesso a uma universidade inglesa, O Exame é um trabalho de apuradíssima gradação dramática e sobriedade visual.

Cada cena, rigorosa no seu naturalismo quotidiano, extrai o retrato sincero de uma sociedade em ruína psicológica. Mungiu filma as suas personagens na fronteira do desencanto, trémulas com a ideia do futuro.
Classificação: ****

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt