Figo é o jogador que representa Portugal

Publicado a
Atualizado a

Retirado da selecção nacional em 2006, é ainda o mais popular

Luís Figo é o jogador mais importante de sempre da Selecção Nacional, de acordo com um estudo de opinião encomendado pelo BES à Eurosondagem, realizado na última quinzena de Abril.

O trio Figo, Ronaldo e Eusébio açambarcou mais de 80% dos votos, de acordo com esta sondagem em que foram inquiridas mais de duas mil pessoas, uma amostra representativa da população de Portugal Continental com mais de 15 anos.

Apesar de ter abandonado a selecção após o Mundial 2006, Figo é o preferido de 28,8% dos portugueses, ligeiramente à frente da coqueluche do momento, Cristiano Ronaldo (26,1%).

Eusébio queda-se pelo último lugar deste pódio, com 25,7% dos votos. Todavia, o herói do Mundial de 66 fica em segundo lugar nas escolhas masculinas (28,2%), à frente da estrela do Manchester United, que apenas foi indicado por 25,5% dos homens.

Os principais clubes portugueses foram buscar um símbolo ao reino animal (Benfica e Sporting) ou à mitologia (FC Porto). E se o "clube Portugal" fizesse o mesmo, como acontece com equipas nacionais africanas (os angolanos são os "Palancas Negras")?

A maioria não tem dúvidas. Se fossem eles a mandar, os antigos "tugas" passariam a ser conhecidos como os cavalos. O animal ideal para representar a nossa selecção seria o cavalo lusitano. Por ordem decrescente de preferência são ainda citados o galo de Barcelos (21%) , o cão Serra da Estrela (12%) e o golfinho (6%).

Talvez mais surpreendente do que a escolha animal é o iberismo evidenciado pelos inquiridos . Se Portugal não se tivesse qualificado a fase final, um em cada quatro portugueses torceria pela Espanha. O segundo lugar ocupado pela França será talvez explicado pelo facto de muitos inquiridos terem lá familiares a viver, a segunda razão dada para fundamentar a preferência por uma selecção estrangeira.

O patriotismo ressalta como a razão maior para o carinho que a nossa selecção inspira aos portugueses, que na sua maioria (54%) vão ver pela televisão todos os jogos do Euro 2008.

Perguntados sobre os símbolos que a selecção lhes recorda, os portugueses respondem em primeiro lugar a bandeira, depois o hino nacional e só por último, e muito atrás, (9,1%) os jogadores.

Na questão selecção versus clube o patriotismo volta a marcar pontos. Quatro em cada dez portugueses declaram que os jogos da Selecção são mais importantes do que os do seu clube - e 30% atribuem-lhes uma importância idêntica.

Postos perante a opção se preferiam que o seu clube ganhasse a Champions ou a selecção vencesse o Euro 08, 58% optam pela equipa das quinas. Mas no coração de três em cada dez o clube ainda fala mais alto .

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt