Festas de Lisboa arrancam hoje com espetáculo de rua
O espetáculo 'Firebirds', cujo início está marcado para as 22:00 nos Restauradores, faz a "recriação de uma corrida aérea feita por seis audaciosos pilotos e as suas bizarras máquinas voadoras", refere o texto de apresentação, incluído na programação divulgada pela Egeac, empresa municipal responsável pela gestão de equipamentos e animação cultural.
Esta 'performance' teatral de rua, que termina no Rossio, será acompanhada ao vivo pela banda francesa Fanfarre Le Snob e termina com uma atuação dos Frei Fado d'El Rei.
Hoje, no âmbito das Festas de Lisboa, começa a 10.ª edição do Festival Internacional de Tango de Lisboa, que se realiza até segunda-feira na Voz do Operário e inclui workshops e milongas (bailes de tango).
Este ano, a programação das festas está centrada em seis eixos fundamentais: o espetáculo de abertura, a Festa do Fado, os 80 anos das marchas populares, os arraiais, o concerto de encerramento e a comemoração do Dia de Portugal no Terreiro do Paço.
Na Festa do Fado será possível assistir-se a filmes e documentários, bem como a uma série de concertos de novos e velhos valores deste estilo musical, em locais como o Largo Chafariz de Dentro, o Pátio da Galé, o Museu do Fado e o Castelo de São Jorge.
A apresentação das marchas populares deste ano começa já na sexta-feira, no sábado e no domingo no Pavilhão Atlântico. No dia 12, véspera de Santo António, a partir das 21:00, os marchantes descem a Avenida da Liberdade.
No seu 80.º aniversário, as marchas populares comemoram também o Ano de Portugal no Brasil/de Brasil em Portugal com marchas convidadas oriundas do Brasil (Rei de Paus), de Macau (Dança do Dragão) e dos Emirados Árabes Unidos (National Band).
Para assinalar do Dia de Portugal, a 10 de junho, haverá um concerto no Terreiro do Paço com Sérgio Godinho e, como convidados, Jorge Palma, Manuela Azevedo e Virgem Suta.
Até 30 de junho, Lisboa será palco também de "várias mostras e festivais", como o 'Coral de Verão' (vários coros de origens mundiais concentrados em equipamentos de Belém), o 'Festival do Silêncio', o 'Lisboa cidade do cinema' (mostra de vários filmes sobre Lisboa no Cinema Nimas), o 'Surf Film Festival' (no Cinema São Jorge), o 'Ludopolis' (festival de jogos no Jardim Tropical de Belém), o 'Compasso Fest' (bandas de Lisboa) e o 'Andar em Festa' (música nos transportes públicos), entre outros.
Os arraiais vão manter-se espalhados pela cidade.
As Festas da Cidade encerram com um concerto na Alameda Afonso Henriques, que junta em palco o brasileiro Milton Nascimento e os portugueses Ana Moura, Carminho e António Zambujo, acompanhados pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.